Temperatura de cor: por que ela é essencial para o seu projeto de iluminação industrial?

Cientificamente falando, a temperatura de cor (medida em Kelvin) é baseada na relação entre a temperatura de um material conhecido como “corpo negro”, e a distribuição de energia da luz emitida, uma vez que a temperatura desse corpo negro é elevada a partir do zero. Porém, no cotidiano de quem mexe com iluminação, ela nada mais é que a cor emitida por determinada fonte de luz, e é sobre a sua importância para os projetos luminotécnicos industriais que vamos falar hoje! Acompanhe!

Como é classificada a temperatura de cor das lâmpadas?

A primeira dica é: quanto mais alta a temperatura de cor de uma lâmpada, mais clara será sua tonalidade da luz. Em contrapartida, quanto mais baixa, mais suave será sua tonalidade. No mercado brasileiro, é possível encontrar diversas opções de lâmpadas, e para você não se perder na hora de escolher, separamos abaixo quais são as escalas de temperatura da cor existentes. Lembrando que essa escala leva em consideração a medida em Kelvin (K) e a coloração de luz branca correspondente a cada uma delas:

  1. Branco avermelhado: considerada uma luz mais quente, possui de 2.600 a 3.000 Kelvin. Esse tipo de luz é ideal para criar uma sensação de calma, relaxamento e conforto. Por isso, pode ser utilizado em ambientes residenciais, recepções de consultórios médicos, hospitais, spas, dentre outros.
  2. Branco alaranjado: uma luz neutra comumente utilizada em cozinhas, sanitários e outros ambientes. Varia de 3.000 a 4.000 Kelvin e costuma despertar um nível de atenção normal nas pessoas.
  3. Branco amarelado: também considerada uma luz neutra, ela possui de 4.000 a 5.000 Kelvin. Responsável por provocar a sensação de “luz do dia”, é normalmente utilizada em lojas, pontos comerciais, shoppings, escritórios, colégios e universidades. Isso porque ela é capaz de despertar a concentração das pessoas na medida certa.
  4. Branco azulado: considerada uma luz fria, está acima de 5.000 Kelvin. Deve ser adotada locais onde se necessita de muita atenção, como: indústrias, drogarias, salas de cirurgia de hospitais e clínicas, dentre outros.

Temperatura de cor

Como a temperatura de cor influencia os ambientes industriais?

Vimos no tópico anterior que a temperatura da cor é essencial para despertar sentimentos, tanto no ambiente, quanto nas pessoas que transitam/habitam nele. Por isso, esse conceito é um fator indispensável na hora de realizar um projeto de iluminação industrial.

Uma iluminação industrial efetiva é responsável por otimizar a capacidade produtiva dos colaboradores, através de:

  • garantir segurança aos colaboradores
  • estimular o bem-estar e o conforto visual
  • despertar a atenção das pessoas
  • reduzir a sensação de cansaço e sono, que podem alterar o ciclo circadiano humano (o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, influenciado pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite).

banner-14passos

Uma tecnologia que se destaca quando falamos de temperatura de cor é o LED, pois esse tipo de lâmpada pode ser aplicado em todo e qualquer tipo de ambiente (residenciais, hospitalares, empresariais, industriais), com temperaturas de cor que variam do branco azulado até o branco avermelhado. Além disso, o LED facilita que você utilize mais de uma temperatura de cor num mesmo ambiente, assim, é possível colocar o foco da iluminação em áreas que necessitam de maior fluxo luminoso.

A temperatura de cor ideal para ambientes industriais deve estar próxima de 5.000 Kelvin. Entretanto, você facilmente encontra empresas no mercado que operam abaixo ou até mesmo acima desse valor, correspondendo uma temperatura de cor bastante amarela/vermelha ou muito azulada, característicos de LEDs mais baratos e sem qualidade.

O impacto negativo desses equipamentos inadequados está diretamente ligado ao índice de reprodução de cor que mostra como a luz reproduz as cores relacionadas com a cor real do objeto. Por isso, áreas industriais de precisão ou de conferência de peças, por exemplo, precisam ter uma maior definição de cores a fim de identificar possíveis deformidades de produção.

Viu como é importante se atentar a temperatura de cor do seu projeto luminotécnico? Pense sempre nos sentimentos que você pretende despertar no seu colaborador! Aqui nesse texto, te mostramos outras 3 consequências NEGATIVAS de um ambiente de trabalho mal iluminado. Confira! E para mais novidades sobre iluminação LED, acompanhe o Blog AALOK! Toda quarta-feira temos um novo artigo!

Desenvolvido por: ADEMAIS