3 consequências NEGATIVAS de um ambiente de trabalho mal iluminado

Para oferecer um ambiente de trabalho que estimule a produtividade do seu colaborador, é preciso levar em conta diversos fatores físicos e psicológicos, dentre eles, a iluminação! Uma iluminação inadequada, além de afetar o rendimento e provocar acidentes de trabalho, pode prejudicar a saúde de um trabalhador. Por isso, fique atento e acompanhe nesse texto todas as consequências negativas de um ambiente de trabalho mal iluminado.

  • Características de um ambiente mal iluminado:

Para começarmos a entender as consequências, é preciso caracterizar o que seria um ambiente com uma iluminação deficiente. Um local mal iluminado, é aquele que dificulta a visão e impacta o estado emocional e físico de quem transita pelo ambiente em decorrência dos níveis de iluminação inadequados (muito altos ou muito baixos), de uma distribuição incorreta da intensidade luminosa, de uma cor inadequada da luz, de um mal direcionamento da luz e da sombra, ou até mesmo, pelo funcionamento falho dos equipamentos de iluminação (lâmpadas sem fluxo luminoso constante, refletor ou difusores sujos e etc.)

É importante lembrar que todos esses aspectos são previstos pela NBR 8995 – norma brasileira que trata a iluminância de interiores e que garante os valores mínimo recomendados em serviços para iluminação artificial de interiores onde se realizam diversas atividades, entre elas, esporte, comércio, indústria e etc. Além dela, existe também a Norma Regulamentadora 17 que estabelece que todos os locais de trabalho devem garantir uma iluminação adequada às atividades ali desempenhadas.
E se está na lei é porque foi comprovado que uma iluminação inadequada afeta em diversos sentidos, as pessoas e as atividades realizadas em um determinado local. Confira abaixo, 3 consequências negativas da falta de um projeto de iluminação de qualidade.

1) Aumento do número de acidentes

O principal risco que as empresas correm ao manterem uma iluminação deficiente é o de potencializar a exposição a riscos. Um exemplo disso é um galpão com máquinas em trânsito. Mesmo que exista uma sinalização adequada e equipamentos de proteção, se a iluminação não for apropriada o trabalhador pode correr o risco de sofrer um acidente, apenas por não conseguir enxergar as sinalizações e as máquinas em movimento.

Outro exemplo está relacionado ao efeito estroboscópio. Esse fenômeno acontece quando a frequência da luminosidade de um ambiente se iguala a frequência de uma máquina rotativa no mesmo local. Quando isso acontece, a visão humana não consegue perceber se a máquina está ou não em movimento, dando a sensação de que a máquina se encontra parada, potencializando assim, um risco para quem transita no ambiente.

2) Propensão, a longo prazo, de problemas de saúde

Queixas de irritação nos olhos, cansaço/fadiga visual, problemas de pele e até mesmo distúrbios emocionais podem ter como causa, uma iluminação inadequada no ambiente de trabalho. Isso porque, tanto o excesso, quanto a quantidade insuficiente de luz, levam ao esforço excessivo da visão e, consequentemente, podem causar ardor, visão turva, vermelhidão, dores de cabeça e incômodo aos olhos humanos.

Existe também a questão de que a luz está intimamente relacionada a produção de melatonina, o hormônio do sono. Ambientes escuros ou com quantidade insuficiente de luz estimulam a maior produção desse hormônio, gerando a sensação de sonolência, cansaço e diminuindo o rendimento e a disposição para trabalhar. Outro impacto negativo à saúde de uma iluminação ruim é que, quando muito intensa, a luz pode causar envelhecimento precoce, manchas cutâneas vermelhas e até mesmo, câncer de pele. Vale lembrar que uma alternativa econômica e eficiente para fugir desses problemas são as lâmpadas LED, que não emitem radiação ultravioleta e infravermelha, trazendo menos riscos para a pele. Confira NESSE TEXTO outros benefícios da iluminação LED.

3) Aumento dos gastos com manutenção dos equipamentos de iluminação

Como podemos ver, um projeto de iluminação adequado para um ambiente de trabalho é imprescindível para garantir a segurança e a saúde do funcionário, mas esse fator também impacta diretamente sua capacidade de produção. Toda empresa deseja que sua equipe gaste mais tempo focando no objetivo central do seu negócio, certo? Então, perder tempo e dinheiro com manutenções corretivas e trocas de equipamentos de iluminação, acaba atrasando o rendimento dos seus colaboradores.
Por isso, é necessário investir em equipamentos de iluminação que agreguem qualidade e durabilidade. Você sabia que existem empresas especializadas em projetos de iluminação de LED que conseguem garantir produtos com mais de 100.000h de vida útil, o equivalente a mais de 10 anos de fluxo luminoso se a lâmpada ficar ligada 24 horas por dia! Só esse fato, pode ser responsável por uma redução de até 90% no custo de manutenção dos equipamentos.

São de fato muitas questões a se planejar antes de iluminar um espaço que possui finalidade produtiva. Estudos apontam que uma boa iluminação reduz de 30% a 60% erros e acidentes de trabalho! Por isso, cuidar da iluminação é sinônimo de cuidar da saúde da sua equipe e de promover qualidade de vida no ambiente de trabalho. E para atingir o melhor resultado, é necessário aliar profissionais e empresas qualificados com produtos de qualidade. Então, faça AGORA um diagnóstico gratuito da iluminação da sua empresa com um dos especialistas da AALOK.

Desenvolvido por: ADEMAIS