Você encontra, no mercado, diversos tipos e formatos de lâmpadas e luminárias LED e, por isso, existem alguns padrões de qualidade que só podem ser medidos por órgãos com competências oficiais. Com a popularidade das lâmpadas LED, uma certificação que se tornou obrigatória foi a do Inmetro, pois garante ao consumidor que o produto está de acordo com as normas de funcionamento e segurança previstas por lei. Mas existem outras maneiras de descobrir se o seu investimento vai dar certo. Neste post, você irá aprender a identificar e conferir os selos legais de uma lâmpada LED de qualidade.
1) Selos de qualidade
Como falamos acima, as lâmpadas de LED devem atender a alguns requisitos para serem consideradas de qualidade. Um deles é o selo do Inmetro que, junto com outras instituições de conservação de energia e etiquetagem, realiza os testes necessários. Obrigatoriamente, seu selo está presente nas embalagens, facilitando assim, que o consumidor saiba a qualidade do produto que está adquirindo. Os selos do Programa Nacional de Etiquetagem (PNE) e o do Programa Nacional de Energia Elétrica (Procel) também são obrigatórios.
2) Lúmens X Watts
Enquanto a quantidade de lúmens corresponde à faixa de luz projetada em um determinado ambiente, os Watts dizem respeito ao consumo de energia. A dica é sempre escolher o produto que emite a maior quantidade de lúmens consumindo menos energia. Explicamos NESTE ARTIGO, a diferença entre Lúmens e Watts e sua importância na hora de investir no seu projeto luminotécnico. Aproveite para conferir!
3) Informações em português
Todas as informações devem estar em português para que seja fácil a compreensão do consumidor.
4) Número do registro
A etiqueta do seu produto deve mostrar um número de registro na parte de segurança. Fique atento! Alguns fornecedores não colocam um número e, sim, uma série de letras XXXX. Isso significa que o registro é falso, por isso, jamais compre lâmpadas que não possuam o número do registro.
5) Dados do fabricante
É muito importante que o consumidor tenha acesso a todas as informações do fabricante para que, caso ocorra qualquer problema, o consumidor saiba a quem procurar. As informações obrigatórias são: nome do fabricante, CNPJ e o contato do SAC (serviço de atendimento ao consumidor).
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