Lúmens ou Watts, por que levá-los em conta na hora de escolher a melhor tecnologia para iluminação?

Duas medidas que fazem a diferença na hora de escolher a melhor luminária para a sua casa, empresa ou negócio. E, com tantas opções no mercado, é compreensível ficar na dúvida quando o assunto é consumo de energia. Pensando nisso, criamos esse artigo para te deixar mais atento na hora de investir em iluminação pois é essencial saber o que significa Watts e Lúmens na hora de adquirir equipamentos luminotécnicos.

Watts (W)

A quantidade de energia elétrica que uma fonte de luz consome por segundo é medida em Watts (unidade de medida de potência). Por isso, é possível encontrar o consumo, em Watts, de qualquer aparelho elétrico, independentemente desse emitir luz ou não.

Isso significa que o Watts está diretamente relacionado ao consumo de energia. Entretanto, quando falamos de fontes de luz, a potência se relaciona com outra medida: os lúmens (veremos a seguir).

Lúmens (lm)

Os lúmens medem o fluxo luminoso de um ponto de luz, ou seja, a quantidade total de luz emitida por uma fonte de luz em todas as direções. Quanto maior o número de lúmens, maior a quantidade de luz emitida.

banner-glossário

Por que você deve levá-los em conta na hora de comprar lâmpadas?

Faça as contas do melhor custo-benefício. Essa é a nossa dica! Uma boa lâmpada precisa iluminar bem, isto é, ter uma alta taxa de emissão de lúmens, porém consumindo pouca energia por segundo, ou seja, tendo um baixo valor de Watts. Isso se chama eficiência luminosa, termo o qual define a quantidade de lúmens que uma fonte de luz emite por cada Watt consumido.

Sempre identifique essa eficiência na hora de escolher uma luminária. E, caso essa informação não esteja disponível no produto, é fácil obtê-la dividindo o número de lúmens efetivos pelo número de Watts.

Se você ficou interessado em saber mais sobre as diferenças das tecnologias comuns e o LED, veja o nosso artigo Iluminação convencional X Iluminação LED. E, para mais novidades, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro dos melhores artigos sobre o assunto — estamos no Facebook e no LinkedIn!

Desenvolvido por: ADEMAIS