Projeto de Iluminação LED garante redução de 73% no consumo de energia elétrica em indústria de arames

Em primeiro lugar, você já considerou investir em um projeto de Iluminação LED industrial? Sabia que ele pode ser a peça-chave para ajudar sua empresa a economizar, e até mesmo, otimizar as finanças do seu negócio? 

É fato: um dos grandes desafios da indústria em geral diz respeito ao alto custo resultante do consumo de energia elétrica. No entanto, o que muitos dos profissionais da indústria desconhecem é que há soluções altamente atrativas para lidar com tal questão.

Seja você um empresário do setor industrial de médio ou grande porte, que  sente na pele o alto custo para manter, por exemplo, galpões que necessitam de iluminação interna ou externa, ou ainda um chefe de manutenção e responsável pelo setor de compras dessa empresas, tenha em mente: um projeto de iluminação em LED eficaz promove redução de até 73% (em alguns casos, até mais), no consumo de energia elétrica. 

Nesse sentido, o projeto que realizamos para uma indústria de arames com iluminação industrial LED é a prova concreta disso. Entenda com mais detalhes, a seguir,  este que é um dos grandes cases de sucesso da AALOK e veja como é possível gerar mais economia e usufruir de outros benefícios ao investir na solução de iluminação LED.

Um dos maiores cases de eficiência energética em iluminação industrial do Brasil

Bem como, de que forma a AALOK promoveu um dos maiores cases do país, no que se refere à eficiência energética em iluminação industrial? 

Primeiramente, levando em conta os desafios da empresa em questão, que hoje no Brasil, é referência em soluções de arames e que tem em seu radar, atingir a liderança global no segmento.

Dentre os principais desafios, destacamos:

  • Promover mais segurança no ambiente de trabalho;
  • Aumentar a produtividade das fábricas;
  • Reduzir os custos com contas de energia e problemas de manutenção.

Levando essas dores em consideração, foi realizado um estudo da viabilidade do projeto luminotécnico. 

Todavia, o objetivo foi o de observar e analisar as condições físicas das fábricas que compõem o grupo, bem como os custos reais que o cliente teria com a troca da iluminação por um novo projeto de iluminação industrial LED.

Assim, conseguimos estabelecer um projeto personalizado que atende às demandas das 15 fábricas do respectivo grupo industrial.

Projeto industrial LED: investimento zero por parte do cliente

Contudo, por meio dos  Contratos de Performance AALOK, que garante ao cliente a possibilidade de substituir os equipamentos de iluminação, o investimento no projeto tem custo zero por parte do cliente.

Ou seja, Neste projeto, 15.000 luminárias convencionais foram substituídas por outras de tecnologia LED AALOK. Com isso, foi garantido o índice de iluminância exigido pela NBR 8995:2013.

Outra vantagem para o cliente foi a praticidade, pelo fato de a instalação também ficar a cargo da AALOK. 

Em síntese, o projeto contou com 5 etapas: 

Aqui é interessante reproduzir o infográfico do case com as 5 etapas: 

  1. Projeto luminotécnico, sem custo adicional;
  2. Estudo da viabilidade do projeto
  3. Fabricação das luminárias LED AALOK
  4. Instalação das luminárias LED AALOK
  5. Garantia AALOK de 10 anos

Resultados comprovam a eficácia do projeto de iluminação LED

A nova iluminação reduziu o consumo de energia em média 73% e os gastos com manutenção diminuíram em média 96%.

Eliminaram-se as questões de insegurança no trabalho devido à má qualidade da iluminação em alguns pontos durante o horário noturno, graças ao aumento de 350% na luminância do ambiente.

A fábrica ficou mais clara, a segurança aumentou e até mesmo a produtividade, pois a leitura de dados, por exemplo, ficou mais fácil.

O valor economizado ao mês pela empresa, gira em torno de R$ 551 mil, apenas no que se refere a energia elétrica. Uma economia de 2.471.500 KWh ao mês.

Afinal, quer conhecer de perto todos os benefícios que um projeto de iluminação LED personalizado pode oferecer à sua empresa? Clique aqui e solicite um orçamento com a gente, sem compromisso! 

Desenvolvido por: ADEMAIS