Entenda o funcionamento do dimmer para lâmpada LED

Um bom sistema de iluminação é aquele que proporciona economia e bem-estar a todas as pessoas que ali convivem, e existem diversas maneiras de fazer com que o seu projeto de iluminação garanta isso! Uma delas é o tema do nosso artigo de hoje, o dimmer. Vamos aprofundar sobre o que é esse dispositivo e por que ele pode tornar a tecnologia LED ainda mais eficiente. Acompanhe!

  • O que é o dimmer?

Nada mais que um dispositivo que, quando conectado a uma lâmpada, controla a intensidade da luz. Lâmpadas com recurso de dimerização podem controlar a intensidade da iluminação, criando um ambiente mais adequado dependendo da atividade ou necessidade. Por isso, esse equipamento é muito usado em residências, devido às vantagens tanto financeiras quanto estéticas, pois deixa o ambiente bem mais aconchegante e agradável. Além disso, esse dispositivo pode auxiliar na estabilidade operacional da lâmpada e quando combinado com sensores de luminosidade e presença, é utilizado para maximizar a economia de energia.

  • Como instalar o dimmer?

Simples e prática, a instalação pode ser realizada por qualquer pessoa! Só é necessário tomar alguns cuidados. Lembre-se que antes de qualquer contato com eletricidade o disjuntor precisa ser desligado.
Em seguida, basta retirar o interruptor e desligar os fios da lâmpada que estavam conectados. Observe a sequência de cores desses fios e as mantenha na mesma ordem. As cores são importantes, pois indicam se os fios são fase ou neutro. O último passo é conectar os fios no dimmer e fazer o teste. E caso não funcione, troque a ordem dos fios.

banner-14passos

  • A lâmpada LED é compatível com o dimmer?

Depende. Se nas especificações contidas na embalagem da lâmpada informar que é uma lâmpada própria para regulagem da intensidade do brilho, isso significa que a lâmpada é dimerizável.

  • LED e o dimmer

A lâmpada LED, mesmo quando não dimerizável, já é uma escolha muito mais eficiente. Exemplo disso é que enquanto a lâmpada fluorescente possui cerca de 15.000 horas de vida útil, existem algumas marcas de lâmpadas LED que conseguem atingir mais de 100.000 horas. Fora as outras vantagens dessa tecnologia como seus componentes recicláveis, a baixa emissão de calor, o alto índice de reprodução de cor, entre outros. Caso você se interesse e queira saber as diferenças entre a iluminação convencional e o LED, clique aqui e leia esse conteúdo!

Quando unimos a eficiência energética do LED ao dimmer, é possível aumentar a vida útil da lâmpada. Isso porque ela não irá operar na sua capacidade total e sim, terá sua intensidade de luz controlada de acordo com a necessidade do ambiente. Um diferencial para ambientes que são destinados a vários propósitos e que acabam exigindo diferentes intensidades de luz.

Viu que o dimmer pode ser um grande aliado da iluminação eficiente? Além de exigir um baixo investimento, é um dispositivo prático que proporciona retornos relacionados tanto ao conforto visual, quanto na economia do seu bolso. Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre iluminação eficiente, acompanhe as novidades do Blog AALOK – estamos no Facebook, Linkedin e agora no Youtube.

Desenvolvido por: ADEMAIS