Como as empresas podem investir em energia solar fotovoltaica?

Em 2018, o Brasil alcançou com a energia solar, uma capacidade instalada perto de 2,3 GWp (considerando usinas e Geração Distribuída), um salto de 115% ante a marca de 1,15 GWp no final de 2017.  

Tendo em vista os tempos de crise energética e com o recente reajuste das bandeiras tarifárias, a adoção de energia solar pelas empresas pode ser uma solução eficiente para reduzir custos com energia elétrica. Como? Confira a seguir!  

A energia que vem da luz e do calor do sol é chamada energia solar. Esse tipo de energia pode ser obtido por meio da conversão da radiação solar tanto de forma direta, quando ocorre no nível do solo, quanto difusa, ao ser desviada pelas nuvens, obstáculos naturais ou artificiais. Além disso, também é possível aproveitar a radiação de forma global, isto é, a soma da difusa e direta.   

A geração de energia a partir da fonte solar pode ser feita por meio de várias tecnologias, que possuem como diferença a forma de captura e de conversão dessa energia. Existem hoje, três principais maneiras de aproveitamento da energia solar: o aquecimento solar, que gera energia térmica, a geração heliotérmica, por meio de espelhos e a geração fotovoltaica, tema deste artigo. (Caso você queira saber mais sobre as outras, confira nosso Guia das Energias Renováveis! Basta clicar no banner abaixo.)  

como-aplicar-eficiência-energética-empresas

geração fotovoltaica é resultado da conversão direta da luz em eletricidade, pelo chamado Efeito Fotovoltaico. Seu funcionamento acontece através das células fotovoltaicas, um material semicondutor, dispostos em ao menos duas camadas, uma carregada positivamente e outra carregada negativamente. Quando a radiação solar atinge essas células fotovoltaicas, os elétrons se deslocam entre as partes carregadas, gerando uma corrente elétrica contínua.   

De acordo com a Resolução Aneel 687/2015, a energia solar fotovoltaica, quando instalada em locais ligados à rede de distribuição de energia, pode ter seu excesso de eletricidade produzido enviado para a rede, virando créditos por meio do sistema de compensação de energia elétrica. Nesse caso, a instalação deve ser registrada na concessionária local. 

Uma de suas vantagens é o fato de que a geração fotovoltaica pode ser consumida no local onde é produzida, evitando assim, perdas em sua transmissão, reduzindo investimentos em linhas de transmissão e distribuição das concessionárias e ainda, não exigindo uma área física, já que os sistemas podem ser instalados nos telhados das empresas.  

Vantagens e benefícios de investir em energia solar fotovoltaica 

  • Redução da conta de energia elétrica – A instalação de painéis de captação de energia solar são um ótimo investimento a longo prazo. Os gastos com energia elétrica da empresa diminuem drasticamente, fazendo com que o investimento se pague, em média, entre 6 e 12 anos. A partir desse período, toda a energia gerada se converte em economia.  
  • Redução dos gastos com manutenção – A vida útil das placas é muito grande, podendo chegar a 25 anos, o que reduz muito as despesas de manutenção. 
  • Sustentabilidade – O sol é uma fonte renovável e inesgotável de energia, e a conversão da energia solar para a elétrica não emite gases que provocam o efeito estufa. Além de ser bom para o planeta, inseri-la na política de sustentabilidade do seu negócio gera valor perante a sociedade. Hoje em dia, é essencial que as empresas estejam empenhadas em diminuir o impacto gerado por suas atividades, se preocupando com o bem-estar de seus funcionários, clientes e parceiros. 
  • Praticidade na instalação – Por serem colocadas na parte exterior, geralmente no telhado das edificações, a instalação de painéis fotovoltaicos não costuma interferir na rotina de trabalho das empresas. Além disso, através da adoção do sistema plug-and-play, o processo se torna muito mais fácil e rápido, com o mínimo de interferência no sistema elétrico do edifício. O procedimento ainda permite a fácil expansão do sistema, no caso de sua empresa crescer e necessitar de uma maior geração de energia. 

Além do impacto econômico, empresas que investem em energia solar fotovoltaica provocam melhorias sociais e ambientais no espaço de trabalho, gerando valor para empresa como um todo. Esta alternativa tem sido adotada por muitas empresas de pequeno e médio porte, que se beneficiam do aumento dos incentivos governamentais de crédito para a adoção de tecnologias sustentáveis de geração de energia. Precisa de uma ajuda para tornar sua empresa mais sustentável? O Blog AALOK possui diversos conteúdos sobre esse assunto! Acompanhe. 

Desenvolvido por: ADEMAIS