8 dicas para implementar a sustentabilidade em seu negócio hoje!

Cada vez mais, a sustentabilidade vem ganhando relevância em nossas vidas cotidianas, e, por isso, a sociedade também vem cobrando, das instituições e empresas, ações sustentáveis. As empresas, por sua vez, precisam entender a importância do papel que elas desenvolvem na sociedade como: geração de empregos, movimento da economia e inovações para a vida das pessoas.

 

Pensando nesse contexto, ouvimos muito sobre a sustentabilidade corporativa. Reduzir os impactos ambientais gera benefícios não apenas para o ambiente, mas também para a sociedade e para as empresas que a adotam. Isso porque, a sustentabilidade ajuda a reduzir custos financeiros, contribui para a construção de uma imagem positiva no mercado, além de garantir a vida das empresas e do planeta a longo prazo.

Para ser considerada sustentável ambientalmente e socialmente, algumas atitudes precisam ser adotadas sempre pensando em crescimento econômico que não agrida o meio ambiente ou que minimize os danos. Para entender melhor como funciona, o conceito de “sustentabilidade corporativa” é baseado em 3 pilares: econômico, social e ambiental.

O grande segredo do sucesso para obter lucros para o negócio e benefícios para a sociedade é conseguir interligar esses 3 pilares dentro da sua empresa. E aplicá-los é mais simples do que parece, além de não exigir grandes custos. E, para ajudar, vamos citar 8 dicas para você implementar a sustentabilidade corporativa em seu negócio hoje mesmo!

1) Procure saber sobre regulamentações ligadas à sustentabilidade

Existem normas que regulamentam o processo de sustentabilidade corporativa. A ISO 14001 e as ODS da ONU são exemplos de regulamentações ligadas a sustentabilidade. Essas normas dão credibilidade, além de oferecerem processos que ajudam as empresas a se organizarem. Quando o público identifica que sua empresa pratica ações sustentáveis por essas normas, elas tendem a criar maior empatia e enxergar autoridade na sua atitude. E o melhor, isso pode aumentar a taxa de fidelização de clientes a longo prazo. A dica é pesquisar e avaliar, a partir dessas normas, quais projetos sua empresa consegue realmente implementar e investir.

2) Diminua o consumo de materiais descartáveis

Crie campanhas internas para incentivar seus colaboradores a usarem garrafas e canecas que podem ser reutilizadas, e não descartadas. Essa simples ação, além de diminuir a produção de lixo, diminui os custos da empresa com esses materiais descartáveis.

3) Troque a iluminação por LED

Se a sua empresa ainda não utiliza tecnologia LED, você precisa mudar isso urgentemente! Isso porque, as lâmpadas LED possuem uma vida útil 10x maior que as lâmpadas convencionais, consomem menos energia e não possuem componentes que prejudicam o meio ambiente. Quer saber mais vantagens sobre o LED? Temos um artigo que conta todos os benefícios em investir nesse tipo de tecnologia. A AALOK pode proporcionar um projeto luminotécnico gratuito que atenda parâmetros econômicos e de qualidade, apresentando uma solução sustentável e que tenha resultado benéfico no seu bolso.

4) Reduza os custos de energia elétrica

Economizar energia elétrica não gera só economia financeira para a empresa, mas também ajuda o meio ambiente. Para economizar de verdade, opte sempre por equipamentos que possuam o selo do INMETRO de eficiência A. Troque, também, os equipamentos ultrapassados e antigos, pois esses, muitas vezes, não utilizam a energia de forma inteligente, além de possuírem uma alta taxa de elementos químicos prejudiciais ao meio ambiente. Desligar totalmente os equipamentos da tomada após o expediente é outro aspecto importante, pois os aparelhos em standby continuam consumindo energia. Além disso, uma boa dica é pintar as paredes com cores claras e em dias frescos reduzir o uso do ar condicionado.

5) Diminua o uso de papel

Um dos grandes gastos nas empresas está relacionado a uma grande quantidade de documentos que são impressos sem necessidade. Hoje em dia, existem várias maneiras alternativas de substituir o papel e de distribuir informações. Uma dica é começar a enviar documentos de menor grau de importância via e-mail, ou adotar um sistema de documentação eletrônica, isso porque, além de reduzir custos para a sua empresa e contribuir para o meio ambiente, também reduz o espaço de arquivamento e pode aumentar a segurança de documentos confidenciais.

6) Separe e descarte o lixo corretamente

Apenas instalar lixeiras para o descarte de materiais reciclados não é o suficiente. Para sua empresa realmente contribuir com a sustentabilidade, é necessário pensar em todo o caminho que esse lixo irá percorrer. A dica é: além de separar o lixo corretamente, faça parcerias com cooperativas de reciclagem da sua cidade para que esse lixo seja realmente reciclado. Essa atitude colabora com a geração de empregos no setor de reciclagem e ainda pode gerar receita para a empresa.

7) Trabalhe com empresas verdes

Sempre que for escolher um fornecedor ou parceiro, busque priorizar outras empresas comprometidas com a sustentabilidade. Isso porque, para que a sua empresa seja considerada sustentável, é necessário pensar em toda cadeia produtiva, desde a compra da matéria prima até o modo de como esse produto/serviço chega até o consumidor final.

8) Treine a equipe

Sabemos que nenhum projeto segue adiante sem o apoio e comprometimento da equipe interna. Por isso, a nossa dica é: invista em treinamentos de conscientização da sua equipe! Ao desenvolver a consciência da equipe, a sua empresa está contribuindo com o meio ambiente e com a sociedade, gerando benefícios para todos os envolvidos.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e contribua com a gente! E para ficar por dentro de tudo que envolve o ramo da energia, siga-nos nas redes sociais! Estamos no FACEBOOK e no  LINKEDIN.

Desenvolvido por: ADEMAIS