Consequências na saúde do funcionário decorrentes da má iluminação no ambiente de trabalho

Ergonomia e qualidade de vida no trabalho estão em alta, e a iluminação para empresas se relaciona intimamente a essas questões.

Contudo, um ambiente de trabalho agradável e seguro comprova que deixa os colaboradores mais satisfeitos e, consequentemente, mais produtivos. Portanto, empresas que desejam criar um diferencial e se destacar no mercado consideram o bem-estar corporativo como uma estratégia.

Neste artigo, discutimos o papel da iluminação para criar um bom ambiente de trabalho e como a má iluminação pode se tornar um grave problema. Além disso, explicamos como a iluminação de LED pode otimizar o projeto de iluminação da sua empresa. Continue lendo para saber mais.

Os impactos da má iluminação no ambiente trabalho

Sabemos que os níveis de iluminação interferem na segurança e na produtividade da equipe. Mas, você sabe quais as consequências de um local de trabalho mal iluminado? 

Todavia, antes de mais nada, é importante dizer que garantir o bem-estar dos funcionários é fundamental para evitar doenças ocupacionais e é considerado ainda um fator de segurança. A inadequação da iluminação, por exemplo, pode causar baixo rendimento, problemas de visão, cansaço e acidentes de trabalho.

As consequências de uma iluminação precária nos locais de trabalho englobam problemas físicos e psicológicos, além de tornar o ambiente mais suscetível a acidentes. Algumas das consequências de um ambiente de trabalho mal iluminado são: 

  • Desconforto visual;
  • Estresse psicológico;
  • Aumento do número de acidentes;
  • Retrabalho elevador, dentre outros.

Esse último merece uma atenção especial. Os perigos para a pele não se restringem a quem trabalha exposto ao sol. O uso excessivo de telas ou de lâmpadas fluorescentes pode causar envelhecimento precoce, manchas na pele e até mesmo câncer de pele.

Porém, quando a luz é utilizada de forma adequada proporciona diversos benefícios como o aumento da acuidade visual e da concentração, redução da fadiga ocular e da sonolência, e, consequentemente, o aumento da produtividade.

Iluminação para empresas: como escolher e aplicar uma boa iluminação no ambiente de trabalho

Ao implementar ou reformular a iluminação do ambiente, você deve projetar a luz para evitar reflexos, sombras, contrastes e ofuscamentos.

Entender o espaço e as tarefas que serão realizadas nele é o primeiro passo. Recomenda-se aproveitar ao máximo a luz natural, pois além de reduzir os custos, ela traz mais conforto aos olhos.

Se a sua empresa enfrenta problemas relacionados à iluminação, lembre-se de que a escolha dos materiais deve ser criteriosa. No caso das lâmpadas, atente-se à qualidade e ao tempo de duração delas.

Você deve definir os recursos de iluminação que serão utilizados e considerar fatores como:

  • A incidência de luz natural;
  • Se o pé-direito é alto ou baixo;
  • Se há cortinas ou espelhos;
  • A cor e o material dos móveis e do piso também podem influenciar na luz.

Recentemente, lançaram várias inovações tecnológicas para criar ambientes com melhor eficiência energética e superar os problemas de má iluminação.

Por isso, estar por dentro dessas novidades é fundamental para garantir um espaço de trabalho mais confortável.

Uma das mudanças mais relevantes foi a substituição das lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes e, mais recentemente, pelas lâmpadas  LEDs. A iluminação LED consome cinco vezes menos energia, duram mais, emitem menos calor, têm temperatura de cor mais estável e demandam menos manutenção.

Além disso, as lâmpadas com tecnologia LED promovem maior conforto visual.

Vantagens de um projeto de iluminação LED

Sobretudo, como se pode notar, a iluminação adequada é ponto chave para garantir a produtividade, segurança e saúde dos funcionários. Um fator fundamental para promover a iluminação correta é a escolha adequada das lâmpadas. Algo que implica sobretudo, do suporte de uma empresa especialista na criação de projetos e na instalação da iluminação LED.

Nesse sentido, outro ponto a se destacar é que até mesmo as lâmpadas de LED possuem variações entre si, principalmente em relação ao preço e à eficiência. Uma iluminação LED de baixa qualidade pode apresentar duração curta, perder a sua luminosidade rapidamente ou até queimar cedo, aumentando os custos com trocas.

Dessa forma, é primordial não somente elaborar um projeto de iluminação para empresas de alta performance, mas também fazer uma seleção cuidadosa do parceiro que irá desenvolver o plano e fornecer os materiais.

A AALOK é uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos que garantem o melhor índice em iluminação com o menor custo de investimento e operação. Ademais, a qualidade do nosso produto é assegurada. 

Case Luiza Barcelos – Cliente AALOK (ANTES)
Case Luiza Barcelos – Cliente AALOK (DEPOIS)

Implantar a iluminação LED é investir em saúde

Apesar disso, um planejamento de iluminação eficaz implementado por uma empresa experiente em soluções com iluminação LED favorece o desempenho dos seus colaboradores.

Por isso, alie-se a uma empresa especializada e capacitada nesse tipo de projeto. Além de contribuir para a redução no número de manutenções você terá menores gastos com energia.

Nesse sentido, a Aalok possui certificado ISO 9001 e outras diversas certificações. Conta com um atendimento altamente especializado, opções de automação industrial  e luminárias com 100.000 horas de vida útil.

Não deixe de lado o conforto, saúde e segurança dos seus funcionários! Não permita que uma má iluminação no ambiente de trabalho diminua a produtividade e concorrência da sua empresa. Acesse o nosso site e confira as nossas soluções para iluminação LED para sua empresa ou indústria.

Clique aqui e solicite um orçamento com a gente, sem compromisso! 

Desenvolvido por: ADEMAIS