Por mais que as empresas já tenham compreendido a importância de uma manutenção eficiente, as novas tecnologias chegam cada vez mais rápido e precisamos estar preparados para as mudanças. Pensando nisso, separamos as principais tendências tecnológicas para o mercado de manutenção em 2019, para você preparar sua empresa para o futuro! Confira!
SUSTENTABILIDADE
A sustentabilidade é um ponto que vem sendo discutido há algumas décadas, além de ter se tornado um dos pontos principais das empresas do futuro. As empresas que investem em inovação já possuem setores de negócios voltados exclusivamente para o desenvolvimento de tecnologias e práticas sustentáveis para o mundo corporativo. Essas novas práticas impactam diretamente o setor de manutenção, que deve ser repensada para trabalhar com eficiência em uma empresa “mais verde”. Para saber mais sobre como implementar a sustentabilidade no seu negócio, é só clicar aqui.
MANUTENÇÃO PROATIVA
A manutenção proativa busca o engajamento de todos os colaboradores na identificação das causas das falhas, e não apenas do setor de manutenção. A partir do momento em que identificar falhas ou processos que podem ser melhorados, se torna um hábito dentro da empresa, temos uma manutenção muito mais eficiente. Afinal, ninguém melhor que o seu funcionário para conhecer o funcionamento do equipamento que ele opera.
INTEGRAÇÃO COM OUTROS PROCESSOS
O setor de manutenção é um investimento para aumentar a produtividade da empresa, e por isso a tendência é que ele seja completamente integrado com os processos industriais. Por mais que isso já seja visível em algumas empresas, as possibilidades para a execução absoluta desse plano nunca foram tão viáveis, graças a tecnologia. Muitas formas de produzir já ficaram para trás, e os avanços constantes da tecnologia tendem a moldar os processos ligados à produção.
INOVAÇÃO E QUALIFICAÇÃO
A robótica disponível atualmente já conta com equipamentos avançados que são capazes de oferecer velocidade e qualidade muito melhores à produção. Mas isso não significa que as pessoas serão substituídas pelos robôs, e sim que elas precisam ser qualificadas para operá-los. É preciso um conhecimento técnico mais profundo para entender o funcionamento de um robô e desenvolver com ele um cronograma de manutenção preventiva. Esse processo faz parte do caminho rumo à Indústria 4.0.
CONVERGÊNCIA DE TECNOLOGIAS
Existem 3 conceitos da área da computação que estão causando mudanças nas indústrias, que são: Internet of Things (IoT), Machine Learning e Cloud Computing.
O conceito de IoT está ligado à capacidade de novos dispositivos — desde smartphones e notebooks até eletrodomésticos e robôs industriais — de se comunicarem via internet. Um robô que produz peças, por exemplo, pode levantar automaticamente os dados ligados ao volume de produção, gasto de energia, custo por peça e por hora, etc. No caso da manutenção, o mesmo se aplica a questões como níveis de fluidos internos, desgaste de partes do equipamento, tempo ligado e outros fatores que interferem no seu desempenho. Aliado a um sistema de gestão de manutenção que processa esses dados para extrair informações relevantes, a capacidade de previsão de falhas chega a um altíssimo nível de precisão.
O Machine Learning, por sua vez, é um conceito aplicado a softwares para que eles sejam capazes de aprender “sozinhos” com os dados que recebem. No mesmo exemplo dado, ele poderia ser adotado para avaliar diferentes informações e cruzar dados, gerando insights sobre como atuar na otimização dos processos de manutenção e de produção.
Por fim, podemos ainda citar o Cloud Computing. Hoje, toda a computação pode ser feita no ambiente digital. Ou seja, em vez da empresa manter servidores internos com softwares e plataformas para a gestão dos departamentos, é possível transferir essa infraestrutura para a nuvem. Além de economizar com a manutenção desses recursos digitais, a empresa permite que as outras tecnologias ligadas aos equipamentos estejam acessíveis o tempo todo, em qualquer lugar.
A manutenção tende a sofrer grandes mudanças — e bastante positivas —, graças a essas novas tecnologias. Além disso, elas viabilizam outras que podem estar a caminho. Não deixe de se manter atualizado em relação ao que há de novo no mercado, siga o Blog AALOK nas redes sociais, estamos no Facebook e no Linkedin.