Como definir a manutenção de projetos de Iluminação LED

Vai investir em um projeto de iluminação LED? Parabéns! Você terá no ambiente, seja em seu galpão industrial, empresa ou na iluminação pública, a melhor iluminação com o melhor custo e benefício do mercado. Sem contar com o fato de que o uso de luminárias LED garante economia de energia, não é verdade?

Contudo, para que o projeto luminotécnico seja bem-sucedido, é preciso que no momento do planejamento, alguns detalhes sejam verificados para prorrogar ao máximo a eficiência do sistema de iluminação, bem como a vida útil das luminárias.

É preciso definir a manutenção de projetos de iluminação LED. Você sabe como isso pode ser feito? Não? Pois bem, no blog de hoje da AALOK, esclarecemos esta dúvida, confira a seguir! 

Tipos de manutenção de projetos de iluminação LED 

Sabemos que o funcionamento adequado da iluminação é fator determinante para trazer aos colaboradores de uma empresa ou frequentadores de determinado espaço, não apenas o conforto, como também qualidade de vida e produtividade.

Para tanto, definir qual o tipo de manutenção será executado nos projetos luminotécnicos é fundamental.

Dentre os tipos de manutenção de projetos de iluminação LED, podemos destacar os seguintes:

  • Manutenção preventiva

Tem o objetivo de minimizar ao máximo as possibilidades de falhas, evitando assim a degradação das instalações. 

Em linhas gerais, é uma manutenção programada antes de acontecer algum problema, ou seja, ela vai impedir a ocorrência de danos no projeto.

É executada por profissionais capazes de revisar o sistema durante seu funcionamento, seguindo as diretrizes do fornecedor e/ou fabricante dos produtos utilizados no projeto.

As luminárias LED são testadas  para a conferência  da luminosidade oferecida ao ambiente.

  • Manutenção preditiva

Adota um método mais intensificado de análise de desempenho do sistema luminotécnico. Demonstra as condições dos componentes levando como base as informações reveladas  pelo próprio equipamento, em concordância com  o grau de desgaste ou degradação.

É a manutenção capaz de apontar qual será a vida útil dos itens que compõem o projeto. De certa forma, se trata de uma inspeção sistemática das condições do sistema luminotécnico em questão.

  • Manutenção corretiva

Por fim, temos a manutenção corretiva, realizada para substituir as peças, componentes ou luminárias que apresentam falhas ou desgaste.

É definida sua necessidade no momento em que são necessários reparos devido o surgimento de danos

Projeto luminotécnico: manutenção revela baixo custo 

Vale dizer que quando você realiza um projeto com uma empresa especializada no segmento de iluminação LED, como a AALOK, a necessidade de manutenção se dá geralmente nos tipos preventiva e preditiva. E mesmo a manutenção corretiva revela baixo custo (caso haja necessidade).

Afinal, as luminárias LED utilizadas em nossos projetos são dos modelos Quantum e Kéops, com 10 anos de garantia.

Como os prejuízos são praticamente nulos com este tipo de produto, o cliente conta ainda por cima com grande economia no que se refere à manutenção.

Quer saber mais sobre a manutenção do projeto de iluminação LED? Clique aqui.Precisa de um orçamento para um projeto luminotécnico? Clique aqui e preencha nosso formulário, é bem fácil e rápido.

Desenvolvido por: ADEMAIS