Como definir a manutenção de projetos de Iluminação LED

Vai investir em um projeto de iluminação LED? Parabéns!

Você vai ter a melhor iluminação com o melhor custo e benefício do mercado no seu ambiente, seja em seu galpão industrial, empresa ou na iluminação pública. E ainda vai economizar energia com as luminárias LED, não é verdade?

Mas para que o projeto luminotécnico seja bem-sucedido, você precisa verificar alguns detalhes no momento do planejamento, para prolongar ao máximo a eficiência do sistema de iluminação e a vida útil das luminárias.

Você precisa definir a manutenção de projetos de iluminação LED. Você sabe como fazer isso? Não? Então, confira o blog de hoje da AALOK, onde esclarecemos essa dúvida!

Tipos de manutenção de projetos de iluminação LED 

Sabemos que o funcionamento adequado da iluminação é fator determinante para trazer aos colaboradores de uma empresa ou frequentadores de determinado espaço, não apenas o conforto, como também qualidade de vida e produtividade.

Para tanto, definir qual o tipo de manutenção será executado nos projetos luminotécnicos é fundamental.

Dentre os tipos de manutenção de projetos de iluminação LED, podemos destacar os seguintes:

  • Manutenção preventiva

Ela tem o objetivo de minimizar ao máximo as possibilidades de falhas, evitando assim a degradação das instalações.

Nesse sentido, linhas gerais, é uma manutenção que se programa antes de acontecer algum problema, ou seja, ela impede a ocorrência de danos no projeto.

Além disso, Profissionais capazes de revisar o sistema durante seu funcionamento, seguindo as diretrizes do fornecedor e/ou fabricante dos produtos utilizados no projeto, executam essa manutenção.

As luminárias LED passam por testes  para a conferência  da luminosidade oferecida ao ambiente.

  • Manutenção preditiva

Adota um método mais intensificado de análise de desempenho do sistema luminotécnico. Demonstra as condições dos componentes levando como base as informações reveladas  pelo próprio equipamento, em concordância com  o grau de desgaste ou degradação.

É a manutenção capaz de apontar qual será a vida útil dos itens que compõem o projeto. De certa forma, se trata de uma inspeção sistemática das condições do sistema luminotécnico em questão.

  • Manutenção corretiva

A manutenção corretiva substitui as peças, componentes ou luminárias que têm falhas ou desgaste.

É definida sua necessidade no momento em que são necessários reparos devido o surgimento de danos

Projeto luminotécnico: manutenção revela baixo custo 

Em conclusão, quando você faz um projeto com uma empresa especializada no segmento de iluminação LED, como a AALOK, você geralmente precisa de manutenção nos tipos preventiva e preditiva. Então a manutenção corretiva tem baixo custo (se for necessária).

Afinal, nós usamos as luminárias LED dos modelos Quantum e Kéops, com 10 anos de garantia, nos nossos projetos.

Enfim, você não tem quase nenhum prejuízo com esse tipo de produto, e ainda economiza muito na manutenção.

Quer saber mais sobre a manutenção do projeto de iluminação LED? Clique aqui.Precisa de um orçamento para um projeto luminotécnico?

 Clique aqui e solicite um orçamento com a gente, sem compromisso! 

Desenvolvido por: ADEMAIS