O que é um fluxo luminoso e como calcular?

Você sabe o que é um fluxo luminoso? Em qualquer projeto luminotécnico que se preze, seja ele industrial, público e mesmo residencial, é extremamente importante que seja feito o planejamento no que se refere a quantidade de luminárias, bem como os tipos que serão usadas.

Falando sobre as luminárias LED, inegavelmente as mais indicadas para projetos luminotécnicos de alto nível, o cálculo do fluxo luminoso é primordial para que o ambiente tenha uma iluminação assertiva.

Pensando nisso e em “iluminar” suas ideias, a equipe de especialistas da AALOK preparou o post de hoje, onde serão abordados os seguintes tópicos:

  • O que é um fluxo luminoso;
  • De que forma ele deve ser calculado;
  • Qual a melhor maneira de fazer um projeto luminotécnico para sua empresa ou espaço público? 

Preparado? Então confira tudo a seguir.

Fluxo Luminoso: o que é? 

Sabemos que um ambiente bem iluminado promove uma série de benefícios. Pensando em uma empresa, a iluminação é responsável direta pela boa produtividade e bem-estar dos colaboradores. Pensando em espaços públicos, a iluminação correta promove mais segurança. 

Independentemente do cenário, o planejamento luminotécnico é o primeiro passo para se certificar que a iluminação LED adotada no ambiente, trará o máximo de benefícios, ou seja, deixar o local mais aconchegante, seguro, sofisticado, moderno, etc.

Um dos pontos essenciais do projeto luminotécnico é exatamente saber como calcular a quantidade de luz necessária de acordo com o tamanho de cada ambiente.

Nesse sentido, o fluxo luminoso é decisivo. Chamamos de fluxo luminoso, a luz total emitida em todas as direções por uma fonte luminosa, ou seja, em nosso caso, pelas luminárias LED.

É importante ter em mente que o fluxo luminoso não se trata tão somente de uma “medida” capaz de identificar a quantidade de luz. Diz respeito também sobre a potência de luminárias bem como temperatura e distância. O conceito é usado até mesmo para identificar características das estrelas e mesmo em estudos de astronomia.

Essa luz não pode ser medida visualmente, contudo, ela pode ser calculada por meio do lúmen (lm), considerada a unidade de medida do fluxo luminoso.

Como calcular o Fluxo Luminoso

Quando durante o planejamento do projeto luminotécnico, se estabelece qual é a  quantidade de lúmen adequada para cada ambiente, temos de forma assertiva  o número de luminárias LED, dentre outros itens necessários, capazes de promover o grau de iluminância ideal. 

A seguir, confira alguns exemplos de lúmens/watts, de acordo com alguns modelos de luminárias de LED:

  • 270lm/3W
  • 450lm/6-9W
  • 800lm/8-12W
  • 1100lm/13-15W
  • 2600lm/25-28W

O passo seguinte é realizar o cálculo de lúmens para cada ambiente que consta no projeto. Vamos imaginar um ambiente com 4m x 3m. Deve-se multiplicar esses dois números para chegar a uma área de 12 m².

Para chegar a quantidade de lâmpadas por m² necessária, é preciso descobrir a quantidade de lúmens. Para tanto, devemos multiplicar o requisito de lux conforme a tabela, pela área do local. Vamos supor que o ambiente em questão se trata de um escritório, que de acordo com a tabela, precisa de 300 lux:

12 x 300 = 3600 lúmens

Peguemos como exemplo, agora, uma luminária LED que tem como valor, 560 lúmens.

O cálculo para chegarmos na quantidade de luminárias por m² necessárias, efeito pela divisão do número de lúmens necessários para iluminar a o escritório, pelo número de lúmens oferecidos pela luminária:

3600/560 = 6,42 ≈ 7 luminárias Viu como é simples? Para garantir a eficiência da iluminação LED em seu projeto luminotécnico, não pense duas vezes. A melhor opção é a AALOK. Clique aqui e solicite agora mesmo o seu orçamento.

Desenvolvido por: ADEMAIS