Interesse por energia solar pode impulsionar títulos verdes no Brasil

O cuidado com o meio ambiente é uma demanda que está em evidência em todos os setores da sociedade. Nesse sentido, muitas empresas começaram a desenvolver projetos sustentáveis por meio dos recursos captados com os green bonds, ou títulos verdes.

Nesse artigo você vai entender o que são green bonds e como o destaque da energia solar no Brasil tem estimulado os títulos verdes.

O que são títulos verdes?

Devido às mudanças ambientais e sociais recentes, as empresas têm tomado posições de liderança na preservação ambiental. Essa necessidade se dá tanto pela exigência dos clientes, quanto pela finitude dos recursos naturais.

Assim, as bolsas mundiais criaram formas de investir em projetos que considerem a questão ambiental. Além disso, os investidores têm dado preferência para as corporações que estão alinhadas às demandas sustentáveis.

Diante disso, os green bonds surgiram para capitalizar esses projetos sustentáveis. Eles são investimentos de renda fixa, assim como outros títulos de dívidas, que através do empréstimo financiam iniciativas que têm como o principal objetivo atender a uma demanda ambiental.

Chamados de títulos verdes, eles podem ser emitidos por empresas públicas, privadas ou de capital misto. Assim, há uma exigência quanto à aplicação dos recursos obtidos. Eles são utilizados para diferentes projetos que visam adequar o modelo de negócio da empresa à sustentabilidade, como, por exemplo, a adesão à energia solar pela empresa. 

Por que os títulos verdes estão em alta?

Conforme dito, a iminência das transformações climáticas exigem atitudes de todos os setores da sociedade. Dessa forma, a população tem cobrado das empresas um posicionamento claro quanto aos seus processos e a adequação destes à sustentabilidade.

Para atender essa demanda, surgem iniciativas para fomentar o cuidado com o meio ambiente. Afinal, as preocupações com as práticas sociais, ambientais e de governança também estão no foco de gestores e investidores.

O interesse é tanto que foi determinado um parâmetro para avaliar as empresas listadas nas bolsas conforme essas áreas, o ESG, sigla para Environmental, Social and Corporate Governance.

A classificação conforme o Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa é, hoje, decisiva na alocação de recursos. Dessa forma, os títulos verdes atuam como instrumentos para fomentar o desenvolvimento positivos na esfera socioambiental, permitindo que o capital seja direcionado para esses projetos.

O papel da energia solar nos títulos verdes

Como visto, os green bonds, ou títulos verdes, são produtos financeiros parecidos com os títulos de dívidas mais conhecidos. Mas, sua principal diferença é o direcionamento do capital obtido, que deve ser utilizado para financiar organizações que buscam desenvolver projetos sustentáveis – como, por exemplo, a geração de energia limpa e renovável como a solar.

Em junho deste ano o banco BV disponibilizou R$ 100 milhões para financiar projetos de energia solar. A linha de crédito será ofertada a mais de 20 mil beneficiários que podem utilizar o valor para implantar um sistema fotovoltaico em suas residências ou comércios.

Esse é apenas um exemplo das diversas iniciativas que enxergam a energia solar como a saída ideal para a economia e a sustentabilidade. Afinal, a geração de energia é um dos principais responsáveis pela emissão de carbono. Os sistemas fotovoltaicos surgem como uma alternativa de fácil instalação, baixa manutenção e alta durabilidade.

Conheça os títulos verdes e outras formas de investir em energia solar

Os investimentos em energia solar, de maneira geral, caíram no gosto dos brasileiros. Nosso país possui um grande potencial solar e as diversas linhas de créditos têm possibilitado os mais variados tipos de aplicações nesse setor.

Além dos títulos verdes, você pode atuar no negócio de energia solar fazendo instalações, como projetista, ou até mesmo na revenda de produtos relacionados e abertura de franquias de empresas do ramo.

Você pode ainda participar dos leilões de energia solar, aplicar em fundos de investimentos focados em empresas de energia solar, ou adotar um sistema fotovoltaico na sua própria casa ou empresa. Nesse último caso, a assistência de uma empresa especializada como a AALOK é fundamental.

Há várias formas de reduzir a emissão de carbono e aumentar sua rentabilidade com a energia solar. Descubra qual opção se encaixa melhor ao seu perfil e não perca essa oportunidade!

Desenvolvido por: ADEMAIS