Você sabia? Minas é o 1° estado a atingir 1GW em potência instalada de energia solar

Minas Gerais tem se destacado no cenário da energia solar. O estado tem uma das maiores incidências de irradiação solar do Brasil e ainda conta com diversos incentivos do governo. Assim, a instalação de sistemas fotovoltaicos em Minas Gerais tem crescido nos últimos anos e, recentemente, o estado tornou-se o primeiro a atingir 1GW em potência instalada de energia solar no Brasil.

Diante desse cenário, muitas pessoas têm buscado a energia solar como alternativa de investimento. Afinal, a rentabilidade gerada pelos sistemas fotovoltaicos supera até mesmo algumas aplicações da renda fixa. Entenda no artigo de hoje, quais os diferenciais e porque o investimento em energia solar em Minas Gerais está em alta.

Minas Gerais é destaque na energia solar no Brasil

O Brasil como um todo tem um potencial energético fantástico. Em relação à energia solar, o nosso país está em décimo lugar na produção e consumo. Minas Gerais é líder nacional, visto que é responsável pela produção de 18% de toda energia solar do país. Atualmente, mais de 800 cidades mineiras são abastecidas pela geração da sua própria energia solar.

A energia solar é econômica, limpa e renovável. Além disso, ela é de fácil instalação, baixo custo de manutenção e os painéis duram até 25 anos. Assim, o estado de Minas Gerais faz um investimento a longo prazo ao implementar a energia solar nas suas residências, comércios, indústrias e iluminação pública.

Além das condições ambientais favoráveis, o investimento é estimulado pelo próprio governo mineiro. O estado foi o primeiro a isentar o ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, de negócios que utilizem a energia solar. 

Ainda assim, além da usina de Pirapora, que é a maior do país com tamanho equivalente a 1.500 campos de futebol, está em construção o maior complexo de energia solar da América Latina. O BNDES está financiando a construção de 14 usinas fotovoltaicas em Janaúba, no norte de Minas Gerais, que serão capazes de abastecer 933 mil residências.

Quais vantagens de investir em energia solar em Minas Gerais?

Apesar disso, não somente de grandes usinas vive o estado de Minas Gerais. O estado também é o maior em número de micro e mini usinas instaladas nos telhados das residências e pequenas empresas. Isso mostra que todos os tipos de investimento em energia solar encontram espaço em Minas Gerais.

Afinal, é possível investir em energia solar de diversas formas. Você pode investir diretamente, atuando na instalação, venda de produtos ou como uma franquia do setor. É possível também participar dos leilões de terras pelo governo para a implementação de sistemas fotovoltaicos, ou investir através da instalação de painéis na sua casa ou negócio.

Bem como, o investimento em energia elétrica oferece um alto ROI, Retorno sobre investimento. Em cerca de 4 anos o investimento inicial é pago e o sistema tem durabilidade de cerca de 25 anos. Considerando os frequentes aumentos de tarifas de energia, a economia ao longo desses anos oferece uma rentabilidade maior do que várias aplicações populares.

Para instalar um sistema fotovoltaico na sua casa ou empresa você pode recorrer às diversas linhas de financiamento. Assim, você usufrui da redução de até 95% na conta de luz e ainda conquista a sua autonomia energética, escapando de ajustes tarifários acima da inflação. Descubra agora como fazer parte desse negócio!

Passo a passo para adquirir o seu projeto fotovoltaico

Agora que você já sabe as vantagens de ter a sua própria geração de energia solar, deve imaginar qual o passo a passo para adquirir o seu sistema, certo? 

Em linhas gerais, os passos são os seguintes:

  • Entrar em contato com uma empresa de referência no setor;
  • Agendar uma visita técnica;
  • Desenvolver o projeto com base nas suas necessidades;
  • Escolher o local de instalação de acordo com as condições ambientais do local;
  • Adquirir o kit para instalação de energia solar;
  • Instalar o sistema fotovoltaico;
  • Conectar o sistema a rede elétrica;
  • Usufruir dos benefícios!

Você pode instalar o sistema de maneira simples e rápida, sem atrapalhar suas atividades no local. Em residências, a conclusão pode ocorrer em até uma semana. Você tem a opção de instalar as placas solares tanto no local do consumo quanto em outra propriedade. Além disso, você pode criar usinas compartilhadas ou até mesmo múltiplas unidades consumidoras para abastecer condomínios residenciais ou comerciais.

Além disso, caso a sua geração de energia seja maior que o seu consumo, você pode gerar créditos com a companhia de fornecimento de energia. Esses créditos podem ser abatidos em faturas futuras ou no abatimento da conta de luz de outro imóvel no mesmo CPF.

A respeito do pagamento, como o investimento inicial pode ser alto, buscar uma linha de crédito para financiar pode ser uma boa intenção. 

Tenha a melhor empresa ao seu lado na hora de implementar a energia solar

Como vimos, escolher uma boa empresa para desenvolver e implementar o seu projeto fotovoltaico é fundamental. Afinal, para ter um sistema que atenda todas as necessidades e características da sua casa ou negócio é preciso ter conhecimento de mercado;

A AALOK é uma empresa mineira referência em instalação de sistemas fotovoltaicos. Especializada em projetos de energia solar sob medida, traz soluções que podem ser aplicadas em diferentes propriedades e com as mais variadas funções.

Já revolucionamos o modelo de negócios de indústrias, comércios, residências, entre outros. Temos diversos cases de sucesso em Minas Gerais, como o projeto do Círculo Militar de Belo Horizonte, dentre outros.

Em conclusão, não perca a oportunidade de investir em energia solar no estado mais convidativo! Aproveite já essa chance e conte com a ajuda da melhor! Clique aqui e solicite um orçamento com a gente, sem compromisso! 

Desenvolvido por: ADEMAIS