Sabia que os painéis solares podem durar até 25 anos?

A durabilidade dos painéis solares é mais uma prova de que este é um ótimo investimento. Afinal, em seu tempo de vida útil, o retorno financeiro recebido é altamente recompensador.

Também, as empresas fabricantes garantem ao cliente que, nesse tempo de vida útil, os painéis solares atingem ao menos cerca de 80% do seu potencial.

Dessa forma, é interessante conhecer um pouco mais a fundo os painéis solares para se entender os fatores que o levam à alta durabilidade. Nesse artigo, vamos explorar esse tema. Confira!

Conheça a composição dos painéis solares

Os responsáveis por converter energia solar em energia elétrica são as células fotovoltaicas. Mas, como elas são extremamente frágeis, é necessário que haja várias camadas de proteção, a fim de garantir a durabilidade dos painéis solares. Sendo assim, essas camadas são, começando da parte que fica apoiada no telhado à parte que fica exposta:

  • Caixa de junção;
  • Fundo protetor;
  • Película encapsulante (EVA);
  • Células fotovoltaicas;
  • Película encapsulante (EVA);
  • Vidro especial;
  • Moldura de alumínio.

Ainda, como ele fica exposto às diversas condições climáticas, ele também é resistente a diversas condições climáticas. Por exemplo: os painéis solares são resistentes ao impacto de uma chuva de granizo, caindo em alta velocidade. 

Também, a força da neve, o calor extremo e a força dos ventos não é capaz de destruir os painéis solares. Afinal, todas essas camadas são especialmente preparadas para que as placas possam ser isoladas termicamente e seguras contra impactos, sendo submetidas a testes de qualidade.

Ademais, as células fotovoltaicas são muito eficientes, porém, com o tempo, o silício vai se degradando, devido à alta exposição solar. Mesmo assim, sua perda de eficiência é bem baixa, pois é de cerca de 0,7% ao ano.

Contrate um profissional para fazer a instalação

Os painéis solares são a junção de várias placas solares que produzem a energia necessária para que a empresa possa funcionar adequadamente. Dessa forma, é necessário um número ideal de placas para suprir essa necessidade. Por isso, é imprescindível contratar uma empresa com profissionais especializados, que farão o projeto e o orçamento. 

Também, contratar profissionais para fazer um serviço é ter uma garantia de que o serviço será bem feito e sairá conforme o desejado pelo cliente. Assim, a durabilidade dos painéis solares será realmente por, pelo menos, 25 anos, e o retorno financeiro que o cliente receberá será rápido e de forma segura.

Garantia contra defeitos de fabricação dos painéis solares

Geralmente, a garantia contra defeitos de fabricação é de 5 a 10 anos. No caso, depende da empresa que foi contratada. Isso é importante também devido ao fato de que, em caso de defeito, só será trocada aquela placa que tiver procedência. 

Assim, também existem muitas empresas que são estrangeiras, e se o produto foi adquirido em uma delas, é importante analisar se essa mesma empresa possui representação no Brasil. 

Investir em energia renovável é garantia de retorno financeiro

Para que a durabilidade dos painéis solares da sua empresa seja de, pelo menos, 25 anos, é necessário contratar uma empresa qualificada, como é o caso da AALOK. Dentre os inúmeros benefícios que ela oferece, estão a economia na conta de luz, o monitoramento pelo celular, também oferece um rápido retorno do investimento feito, e etc.

Assim, para seu negócio ter menores custos com energia elétrica e obter uma energia limpa e renovável, solicite um orçamento com a AALOK.

Desenvolvido por: ADEMAIS