Quantos painéis solares preciso ter na minha casa?

Painel solar em residências – https://www.deksolar.com.br/assets/banner-home.jpg 

Se o seu objetivo é chegar neste artigo e ter uma resposta pronta com a quantidade exata de painel solar para residências, saiba que você está um pouco equivocado.

Mas claro que vamos explicar o motivo. Para saber a resposta da pergunta: “quantas placas fotovoltaicas preciso ter na minha casa”, é necessário responder a outras questões mais urgentes.

Como por exemplo a questão do clima naquela região, a incidência de luz sobre a casa e inclusive o espaço reservado no telhado para a instalação das placas.

Então, para facilitar a sua vida, vamos abordar de forma precisa cada um dos temas importantes a serem considerados na hora de projetar uma casa com painéis solares.

Quantos painéis solares preciso ter na minha casa? Analise o clima e a geografia do local

O Brasil é um país diversificado, em cada região podemos encontrar um tipo de clima bastante diferente. Existem regiões que são mais chuvosas, outras mais ensolaradas e inclusive tem locais em que o frio é predominante.

Por esse motivo, podemos afirmar que cada ambiente possui uma exposição diferente aos raios solares. Logo, o excesso ou a falta de exposição pode influenciar no número de painéis solares para residências.

Vale ressaltar ainda que os painéis solares costumam ter melhor desempenho em regiões que contam com temperaturas amenas, logo regiões mais frias, como o Sul, podem ter placas atuando de forma mais efetiva se comparado ao Nordeste, por exemplo.

Casa com painel solar – https://entendaantes.com.br/wp-content/uploads/2018/02/painel-solar-fotovoltaico-1.jpg 

Incidência de luz solar sobre a residência

Outro aspecto a ser considerado para saber “quantas placas fotovoltaicas preciso ter na minha casa”, é a incidência de luz solar sobre aquela cidade.

Isso porque há cidades no Brasil em que a incidência de radiação solar supera a 8 horas diárias. Enquanto que existem outros municípios em que o sol chega ao máximo de 4 horas por dia.

Porém, apenas saber o quanto tempo que a luminosidade do sol permanece em seu município não é o suficiente, também é preciso conferir se o local onde você mora recebe bastante raios solares durante as horas do dia.

Consumo de energia na casa

A empresa que for responsável por fazer o projeto de painel solar para residências precisa considerar o consumo de energia mensal da casa antes de definir a quantidade de painéis necessários.

Para chegar a um valor exato, é preciso resgatar a conta de energia dos últimos 12 meses e fazer um cálculo para ter como base a quantidade de energia consumida pelos moradores.

Afinal de contas, uma casa possui diversos aparelhos eletrônicos ligados diariamente, sem contar o chuveiro e a geladeira que são produtos que costumam ser os que mais consomem energia elétrica.

Espaço sobre o telhado

Por fim, mas não menos importante, antes de chegar à conclusão de “quantas placas fotovoltaicas preciso ter na minha casa”, você precisa ter uma ideia do espaço reservado sobre o telhado para a instalação dessas placas.

Esse é um ponto fundamental dentro do projeto, já que muitas residências podem precisar de grandes quantidades de placas, porém o telhado não comporta.

Então, fique bastante atento a esse tipo de informação para que não haja surpresas desagradáveis na hora de fazer o seu planejamento. Para saber exatamente quantos painéis serão necessários, entre em contato com nossa equipe de atendimento e solicite um projeto.

Desenvolvido por: ADEMAIS