Qual é a durabilidade do painel solar?

A durabilidade do painel solar é um assunto de extremo interesse, sobretudo quando se pensa em investir em um sistema fotovoltaico. A grande verdade é que a energia solar está cada dia mais em alta, sendo uma forte tendência na indústria e no mundo empresarial em geral.

Afinal, o retorno sobre o investimento e a economia gerada, são fatores altamente atrativos. Sem contar a questão da sustentabilidade, essencial no mundo de hoje.

Mas, será que vale mesmo a pena investir em um sistema fotovoltaico? Será que a durabilidade do painel solar justifica este investimento? 

De antemão, te dizemos que sim, justifica. Mas, para saber a durabilidade do painel solar, precisamos abordar alguns detalhes que você confere a seguir. Continue a leitura e descubra quanto tempo um painel solar pode durar.

Investir em painel solar: ativo que se valoriza e se paga

Os benefícios de investir em um painel solar são tantos, que podemos considerar até mesmo como um ativo. Afinal, custa menos que, por exemplo, um carro popular. E, ao contrário do carro, é um investimento que se paga sozinho, além de não desvalorizar.

É interessante também, consideramos que com um sistema de energia solar instalado no imóvel, sua empresa por exemplo contribui com a redução da poluição, bem como diminui as emissões de gases de efeito estufa.

Também não podemos deixar de citar o viés financeiro, afinal, as placas solares não somente reduzem a conta de luz, como também geram créditos para você.  

Quais os cuidados necessários com o painel solar? 

É preciso, antes de falarmos sobre qual a durabilidade dos painéis, comentarmos quais cuidados de preservação são necessários para mantê-los em bom estado por mais tempo, prolongando assim ao máximo, a vida útil do equipamento.

Para usufruir de sua máxima performance, recomenda-se a instalação no local do imóvel onde a incidência do sol for maior. 

Em relação aos cuidados, outra vantagem é que eles são mínimos. As placas solares não implicam em grandes manutenções e custos após a instalação.

As precauções são aquelas bem básicas e simples, como por exemplo, manter o painel solar limpo, com um simples pano úmido, por exemplo. 

Outro ponto importante é a chamada manutenção preditiva, um tipo de monitoramento, onde iremos analisar os dados de geração de energia. Assim, temos a certeza de que as placas solares estão trabalhando em sua máxima performance.

A manutenção preventiva também é importante, porém, bem simples. Visualmente, é interessante observar a situação dos fios, dos conectores e demais itens da instalação. Identificando possíveis desgastes com o passar do tempo, basta fazer a troca de tais itens.

Afinal, qual a durabilidade do painel solar?

Diante de tudo o que foi dito, a pergunta que não quer calar é: qual é a durabilidade do painel solar? 

“O sistema fotovoltaico tem vida útil de 25 a 30 anos. Os painéis têm garantia de 10 anos contra defeitos de fabricação e garantia de 25 anos de funcionamento com até 80% da eficiência inicial. Os inversores têm garantia de 5 a 15 anos, dependendo do fabricante. Alguns modelos possuem opção de garantia estendida de até 25 anos.

Agora que você já sabe quanto tempo um painel solar pode durar, certamente está convencido de que é um ótimo investimento, certo? Sendo assim, não perca mais tempo! Entre agora mesmo em contato com a AALOK e solicite um orçamento.

Desenvolvido por: ADEMAIS