Qual a diferença entre aquecimento e geração de energia fotovoltaica?

Você sabe que o Brasil está em alta na energia fotovoltaica? O nosso país tem um privilégio: a irradiação solar. Além disso, vários investimentos incentivam esse setor. Mas você sabe qual a diferença entre aquecimento e geração de energia fotovoltaica?

Existem diversas formas de aproveitar a luz do Sol para gerar energia. Neste artigo, vamos explicar como funcionam o sistema fotovoltaico e o fototérmico. Confira a seguir!

Conheça as diversas formas de aproveitar a energia fotovoltaica

A princípio, o Brasil está em décimo lugar na produção e consumo de energia solar. Nos últimos anos, a energia solar tem se popularizado no nosso país e, devido à crise hídrica e encarecimento da energia elétrica, muitas pessoas têm buscado essa alternativa.

Além de econômica, a energia fotovoltaica é limpa e renovável, tem instalação simples e baixa manutenção. Contudo, apesar da posição privilegiada, a energia fotovoltaica equivale a apenas 1,2% de toda energia gerada no Brasil.

Então, saiba que esse setor ainda tem muito potencial a ser explorado, e investir nessa energia é uma ótima forma de economizar e ter grandes rentabilidades no futuro. O que poucos sabem é que existe mais de uma forma de gerar energia com o Sol.

Bem como, esse astro que é tão essencial para todos os seres vivos permite que a energia seja produzida através da conversão da sua luz em energia elétrica ou pela transmissão do calor da luz do sol para a água.

A primeira opção é feita através dos sistemas fotovoltaicos e a segunda pelos sistemas fototérmicos. Ambas possuem suas utilizações e vantagens, e conhecê-las é essencial para tomar a decisão correta na hora da instalação.

Como funciona o sistema fotovoltaico?

O sistema fotovoltaico é o mais conhecido e funciona de forma simples: ele converte a luz do sol em energia elétrica com as células fotovoltaicas. Esse sistema é muito desejado porque fornece energia elétrica para toda residência, comércio ou indústria, e diminui drasticamente a conta de luz.

Em síntese, você instala placas solares com células solares fotovoltaicas que convertem a luz solar em energia elétrica de corrente contínua. Depois, você escolhe entre o sistema on-grid ou off-grid. No primeiro, você fica conectado à rede e usa a energia da empresa abastecedora à noite ou em dias muito nublados. Se produzir mais do que consome, repassa o excedente para a companhia de energia e ganha créditos na conta de luz.

No segundo, você compra baterias para armazenar o excedente de energia produzida. Nos dois casos, a geração aumenta com a incidência de luz. Por isso, é importante posicionar as placas adequadamente para aproveitar os raios solares da melhor forma possível.

O inversor transforma a energia de corrente contínua em corrente alternada, que os aparelhos na sua casa ou empresa usam. Agora é só usufruir da energia limpa gerada no seu imóvel!

Sistema fototérmico é uma opção para quem precisa de aquecimento de água

O sistema fototérmico capta e transmite o calor da luz do sol para água ou outros fluidos com as placas do tipo Coletor Solar Térmico. A água aquecida fica armazenada em um reservatório térmico, que mantém a temperatura até você usar.

Assim como no sistema fotovoltaico, você precisa avaliar a necessidade do imóvel para escolher adequadamente o tamanho das placas e do reservatório.

Vantagens e desvantagens de cada sistema

Você deve escolher entre os sistemas com base na sua necessidade. Cada um tem suas vantagens e desvantagens. O sistema de aquecimento solar tem utilização mais restrita, mas lembre-se que você pode anular o consumo de energia do chuveiro elétrico ao aquecer a água com a luz do sol. Esse item é um dos que mais consomem eletricidade.

Em locais frios, onde você precisa aquecer outras torneiras, essa economia é mais desejável. Além disso, algumas indústrias e até mesmo comércios têm demandas específicas que justificam a escolha pelo aquecimento da água.

Mas o sistema fototérmico exige uma instalação hidráulica específica com tubulações que resistam ao calor. Se o seu imóvel não tiver essa instalação, talvez você precise trocar os canos e outros acessórios.

Desse modo, o sistema fotovoltaico costuma suprir toda a necessidade elétrica do imóvel. Se você tiver espaço para instalar as placas, pode até gerar créditos de energia para outro imóvel registrado no mesmo CPF. No Brasil, o sistema fotovoltaico tem o preço mais elevado que o fototérmico, mas você paga o investimento em cerca de 3 anos.

O sistema fotovoltaico dura cerca de 25 anos. Ou seja, você terá um longo período de pura economia! Você se torna autônomo na produção de energia e escapa dos frequentes ajustes tarifários ao instalar as placas solares com células fotovoltaicas.

Outra vantagem do sistema fotovoltaico é que a instalação é rápida e prática. Você não precisa mudar a instalação elétrica ou hidráulica do imóvel. Basta instalar as placas, o inversor e ligar o sistema à rede.

Não perca tempo! Invista já em energia solar

Por fim, a energia solar traz diversos benefícios para o planeta e para quem adquire. Ultimamente, no Brasil, a energia elétrica tem sofrido reajustes acima da inflação, e a crise hídrica ameaça o abastecimento na maior parte do país.

Para quem tem um comércio ou indústria, o peso da energia elétrica é ainda maior. Por isso, aproveite as condições favoráveis e adquira agora mesmo o seu sistema de energia solar. 

Afinal, para implementar um sistema que se adeque a sua necessidade, conte com a ajuda de uma empresa especializada. A AALOK é referência no mercado de energia solar e possui a solução para o seu imóvel, seja ele residencial, comercial, industrial ou rural. Para reduzir a sua conta de energia, Clique aqui e solicite um orçamento com a gente, sem compromisso! 

Desenvolvido por: ADEMAIS