O que são as bandeiras tarifárias de energia e como funcionam?

A preocupação se instala toda vez que escutamos nos noticiários que as bandeiras tarifárias serão ajustadas. Isso porque, o aumento das bandeiras significa aumento nas contas de energia, desequilibrando os custos mensais dos brasileiros. Esse fator pode assustar ainda mais quando falamos das indústrias, tendo em vista que a energia elétrica representa uma parcela significativa dos custos operacionais de uma empresa. Então, o que são, afinal, as temidas bandeiras tarifárias e como elas afetam o bolso do brasileiro?

O que são bandeiras tarifárias?

As bandeiras tarifárias são um sistema desenvolvido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para sinalizar o custo real da energia gerada. É resultado da relação entre o valor pago pelo consumidor e o custo atualizado pago pelas geradoras de energia elétrica.

Além disso, o sistema também indica quando o custo de geração de energia está elevado em virtude do acionamento de termelétricas. Dessa forma, o sistema de bandeiras repassa, mensalmente, por meio das tarifas, parte dos custos adicionais na geração de energia.

Como funcionam as bandeiras tarifárias?

Existem três cores de bandeiras: verde, amarela e vermelha, essa última nos patamares 1 e 2. As cores indicam, a cada mês, se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Isso significa que a bandeira verde possui custos normais para gerar energia, portanto, essa tarifa não promove nenhum acréscimo nas contas.

Já a bandeira amarela é responsável por indicar um sinal de atenção, como nos semáforos, pois os custos de geração estão aumentando. Nesse caso, há um acréscimo nas contas de energia para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Por fim, a bandeira vermelha mostra que o custo da geração de energia está mais alto e que muitas vezes há o acionamento de termelétricas. Dessa maneira, custos extras mais elevados serão apresentados nas contas de luz.

Por que as bandeiras tarifárias foram criadas?

Tendo em vista que mais de 70% da energia produzida no Brasil ocorre por meio das hidrelétricas e que essa fonte depende de níveis adequados de água em seus reservatórios para gerar energia, as bandeiras tarifárias são responsáveis por informar o custo mensal de geração da energia elétrica, dando ao consumidor a oportunidade de ajustar seu consumo ao preço real da energia no período.

Quando há pouca água armazenada, o governo brasileiro precisa acionar as usinas termelétricas com a finalidade de poupar água nos reservatórios das hidrelétricas. Esse fato faz com que o custo de geração de energia aumente, pois as termelétricas são movidas a combustíveis como gás natural, carvão e óleo diesel.

Por esse motivo as bandeiras tarifárias são as vilãs das contas de luz. Por isso, sempre esteja atento aos seus gastos com energia elétrica e aos noticiários. Seu orçamento mensal agradece! E, para ficar por dentro de tudo que envolve o ramo da energia, siga-nos nas redes sociais! Estamos no FACEBOOK e no LINKEDIN.

Desenvolvido por: ADEMAIS