O que observar na hora de contratar um projeto luminotécnico?

Pensando em contratar um projeto luminotécnico para sua empresa? Sabemos que a iluminação é um aspecto importante em qualquer ambiente, especialmente no comercial ou industrial. Adequá-la às necessidades e características do seu negócio traz vantagens para a saúde, segurança e bem-estar de todos os envolvidos.

Então, na hora de contratar um projeto luminotécnico é preciso estar atento a alguns fatores que irão determinar o sucesso na implantação do seu projeto. Acompanhe esse artigo e descubra quais são eles!

O que é um projeto luminotécnico?

Analisamos os ambientes e desenvolvemos um projeto luminotécnico para determinar a iluminação mais adequada para cada espaço. Consideramos a quantidade de luz necessária para cada local, a disponibilidade de luz natural, as atividades que serão realizadas e até mesmo as emoções que queremos evocar no ambiente.

Todavia, Nosso planejamento visa oferecer conforto visual e térmico aos usuários, além de colaborar com a funcionalidade e estética do local. A importância de um projeto de iluminação assertivo é tão grande que, se não for feito da maneira ideal, a má iluminação pode arruinar até o melhor projeto arquitetônico.

Além disso, se negligenciarmos a iluminação nos ambientes, podemos enfrentar sérias consequências para a saúde, como problemas de visão e fadiga. Além disso, tratamos a iluminação como uma obrigação legal, pois existem normas que devemos seguir.

Portanto, é fundamental que nosso projeto luminotécnico garanta uma boa qualidade de vida, segurança e a melhor experiência para os usuários de cada ambiente, sejam eles clientes ou funcionários.

A seguir, vamos conferir alguns dos fatores essenciais em um projeto luminotécnico.

Fatores essenciais em um projeto de iluminação de LED

Bem como agora que você já sabe como um projeto de iluminação bem elaborado pode beneficiar o seu negócio, é importante que no momento  de contratar uma empresa para executá-lo, ela  adote alguns critérios e etapas essenciais para que o projeto em questão seja bem-sucedido.

Dentre os fatores essenciais, destacamos:

  • Considerar o nível mínimo de iluminância (lux): se trata da quantidade de luz satisfatória para desempenhar a tarefa para a qual o ambiente é direcionado, regulado pela NBR 5413;
  • Disponibilidade de luz natural;
  • Temperatura de cor adequada a função;
  • Garantir a uniformidade luminosa para evitar o cansaço visual;
  • Cores das paredes, piso e outros itens do local;
  • Medida do pé direito do ambiente, dentre outros.

Devemos observar criteriosamente esses fatores, pois a iluminação que proporcionamos a um ambiente produz efeitos físicos e emocionais. Em ambientes comerciais, por exemplo, um espaço iluminado adequadamente pode ser capaz de incentivar as vendas. Já no contexto industrial pode aumentar a eficiência e segurança dos colaboradores.  

Garanta a melhor qualidade em um projeto de iluminação feito sob medida para seu negócio

Acima de tudo, um projeto de iluminação que ofereça harmonia e aproveite ao máximo a luz natural é uma atitude sustentável e econômica. Ao aderir a iluminação de LED você reduz o consumo de energia e até mesmo melhora a temperatura do ambiente. 

Na AALOK, oferecemos toda a consultoria e orientação necessária para cumprir as determinações existentes nas leis e proporcionar um desempenho lumínico eficiente. 

Desse modo, seja para seu projeto de iluminação industrial, comercial ou até mesmo de vias públicas, temos as melhores soluções para aumentar a vida útil das suas lâmpadas e reduzir os custos de manutenção. Acesse nosso site e conheça os nossos cases de sucesso!

Clique aqui e solicite um orçamento com a gente, sem compromisso! 

Desenvolvido por: ADEMAIS