O que ninguém te falou sobre crise energética!

Nos últimos anos, o Brasil vem enfrentando a chamada “crise energética”. Muito alertada e anunciada por diversos institutos de análise econômico-social, especialistas e até parlamentares, essa crise é um risco para os custos das empresas, os bolsos dos brasileiros e, principalmente, para a sustentabilidade do meio ambiente. Por isso, o objetivo desse artigo é apresentar o que de fato é crise energética.

Por mais que tenha sido sempre negada pelo governo brasileiro, em 2015, o Brasil enfrentou a pior crise energética da história recente, e o fato é que essa crise não surgiu por acaso.

Quais são os motivos da crise energética?

Por mais que existam pesquisadores que consideram o aumento do consumo residencial de energia elétrica um forte agravante da crise, um dos principais motivos parte da atual situação da matriz energética brasileira.

Mais de 70% da energia produzida no Brasil é através de hidrelétricas que dependem de água em níveis adequados em seus reservatórios para gerar energia. Isso significa que a matriz energética nacional tem como base fundamental a água, recurso altamente dependente de fatores climáticos inconstantes.

Além disso, existe uma grave falha do governo em políticas públicas voltadas para adequação da infraestrutura, matriz energética, água, estradas e logística. Somado a escassos incentivos para o desenvolvimento de outras fontes de energias que são consideradas potenciais para o Brasil, como a biomassa, solar, eólica e fotovoltaica.

Quem possui autoridade sobre esse tema?

Em novembro de 2014, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), juntamente com o Ministério de Minas e Energia (MME), lançaram o Plano Nacional de Energia, chamado de PNE 2050.

Esse plano mostra o caminho a ser seguido pelo governo brasileiro dadas as condições atuais da crise energética. E, por isso, formula uma estratégia de expansão da oferta de energia sustentável e econômica com vistas a evolução da demanda populacional, levando em consideração variáveis de mercado, questões socioambientais e potenciais avanços tecnológicos.

Entretanto, é imprescindível que instituições privadas também façam seus planejamentos internos a fim de estabelecer estudos e medidas para racionalizar o uso de energia elétrica.

Impactos da crise energética no país

Os impactos estão diretamente ligados ao custo da eletricidade no Brasil. Em 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou as normas para o funcionamento do sistema de bandeiras tarifárias, que repassou para a conta dos consumidores gastos extras na geração de energia, implicando em tarifas de energia cada vez mais altas e que podem facilmente tornar-se um freio na economia do país.

Outro aspecto é que, para produzir a energia necessária para a população em determinados períodos do ano, é preciso acionar usinas termelétricas, as quais custo de operação é maior, além de serem responsáveis pela maior emissão de gases do efeito estufa, causando poluição do ar local, chuva ácida e problemas respiratórios para as comunidades próximas.

banner-glossario-energias-renovaveis

Alternativas para solução da crise energética

Como em toda crise, autoridades, especialistas e até a sociedade discutem as possíveis soluções para o setor de energia elétrica no Brasil. Além de políticas públicas que estimulem novas formas de produzir energia, existe o crescimento em tecnologias que promovem a Eficiência Energética. Isso porque, a Eficiência Energética reside na relação entre a quantidade de energia consumida em uma atividade e aquela utilizada efetivamente na sua realização.

Portanto, ao aplicar a Eficiência Energética na sua indústria ou negócio, é possível reduzir custos na sua produção, nos seus equipamentos, na manutenção e em toda a utilização da energia, e isso torna sua empresa mais competitiva. Exemplo disso é que muitas empresas vêm se atualizando e buscando otimização em energia através de medidas mais eficientes como corredores de ar, projetos de iluminação em LED e equipamentos de alta eficiência.

Ficou curioso em saber como funciona a Eficiência Energética? Temos um artigo muito bacana sobre o que ela é e como você pode aplicá-la para reduzir custos tanto na sua empresa como na sua casa. Clique AQUI e aproveite esse conteúdo. E para ficar por dentro de tudo que envolve o ramo da energia, siga-nos nas redes sociais! Estamos no FACEBOOK e no LINKEDIN.

Desenvolvido por: ADEMAIS