O que é um Painel Solar fotovoltaico com tecnologia Half-Cell?

Um painel solar fotovoltaico é uma grande vantagem para aquelas empresas que possuem um elevado custo com as contas de luz. Afinal, esse painel é capaz de transformar energia solar em energia elétrica. 

Além disso, acompanhado da tecnologia half-cell, ele é capaz de reter ainda mais energia. Continue nesse artigo porque vamos falar detalhadamente sobre essa nova tecnologia. 

Tecnologia Half-Cell: entenda como funciona

A tecnologia Half-Cell, como o próprio nome já diz, são células cortadas ao meio. Originalmente, as células dos painéis solares são do formato quadrado. Porém, como forma de obter um produto mais eficiente, esses cortes são feitos, sem causar nenhum dano, e as dimensões e o custo do módulo permanecem praticamente os mesmos. 

Dessa forma, um painel solar fotovoltaico com tecnologia Half-Cell é comercializado com 144 células, mas possui o mesmo tamanho dos painéis convencionais de 72 células.

Benefícios oferecidos pelos painéis com tecnologia Half-Cell

Diante dos fatores que já foram citados, fica o questionamento: por que investir em um painel solar fotovoltaico que possui tecnologia Half-Cell com as mesmas dimensões e o mesmo custo de um convencional?

Para responder essa pergunta, é necessário se atentar aos benefícios ofertados por essa nova tecnologia, que se resumem em mais eficiência e também maior nível de tolerância à sombras, hot spots e micro crack.

Mais eficiência

Sem a tecnologia Half Cell, as perdas na conversão de energia são consideráveis. Isso acontece devido a vários fatores. São eles:

  • perdas devido à resistividade dos componentes;
  • perdas ôhmicas;
  • perda Joule, dentre outros.

Na verdade, em relação às perdas ôhmicas, graças aos cortes feitos, são reduzidas a ¼ das perdas com os painéis convencionais. Dessa forma, com uma simples operação como essa, mais energia pode ser retida e transformada como energia elétrica.

Maior tolerância

A tolerância em relação a sombras e hot spots é maior porque, com os painéis fotovoltaicos que possuem essa tecnologia, apenas uma metade será afetada pelos efeitos de sombra e hot spots, devido a subdivisão que o módulo sofre.

Assim, isso significa dizer que a parte que não for afetada, continuará funcionando em sua máxima potência. Isso não ocorre nos painéis convencionais pois, nesse caso, toda a placa poderia ser afetada. 

Também, em relação ao micro crack, no sistema convencional, se essa microfissura estiver presente, grande parte do módulo seria afetado. Porém, no caso da tecnologia Half-Cell, a vida útil dele será maior, pois uma área bem menor será comprometida. 

Vantagens de um projeto de energia solar fotovoltaica

O painel solar fotovoltaico é muito vantajoso para as indústrias e empresas pelas seguintes razões:

  • Acarreta grande economia na conta de luz;
  • Energia limpa e renovável;
  • Livre de ajustes de tarifa;
  • Pode ser monitorada pelo celular;
  • Promove a valorização do imóvel;
  • Possui um retorno rápido em relação ao investimento que foi feito.

Utilizar a tecnologia Half-Cell é um investimento lucrativo

Para instalar um painel solar fotovoltaico, é importante acionar uma empresa que seja capacitada e ofereça um serviço de qualidade. É por isso que a AALOK é a melhor solução. Além dos benefícios de se contratar um projeto com a empresa, que já foi citado, ela ainda possui um atendimento de qualidade e busca estabelecer um relacionamento com seus clientes. 

Portanto, para obter um lucro ainda maior dos produtos comercializados, confira no site mais detalhes e solicite um orçamento com a equipe de atendimento da AALOK!

Desenvolvido por: ADEMAIS