O que é iluminação pública inteligente?

Nunca se falou tanto a respeito do conceito de iluminação pública inteligente. Indo muito além da simples troca de luminárias comuns pelas luminárias LED e ecológicas, esse tipo de iluminação atua de forma estratégica, contribuindo com uma série de benefícios para a cidade, dentre os quais, cessar gastos desnecessários é o que mais chama a atenção em um primeiro momento.

Mas, afinal: o que é iluminação pública inteligente? 

Qual seu impacto e vantagem? 

É sobre isso que falaremos a seguir, acompanhe em mais um post especialmente feito para você, aqui no blog da AALOK. 

A importância do consumo de energia sustentável e inteligente na iluminação pública 

No contexto atual, mais do que nunca o consumo de energia sustentável encontra na iluminação pública inteligente, uma de suas mais fortes aliadas.

De forma simplificada, iluminação pública inteligente é aquela que implica no uso de luminárias LED, sem a necessidade de um reator para sua operação. Obviamente, este tipo de iluminação não se encerra na questão somente do tipo de luminária.

Há ainda outros fatores a se destacar, como por exemplo:

  • Distribuição mais eficiente da luminosidade;
  • Menos luminárias para obter um ambiente mais iluminado;
  • Uso de sensores, fazendo com que a luz se adeque à iluminação natural, captando assim, movimentos tanto de veículos quanto de pessoas, evitando qualquer gasto de energia que não seja necessário.

A iluminação pública inteligente pode ainda contribuir de diversas outras formas com a população e com a cidade. Afinal, com a Internet das Coisas cada vez mais presente em nossa rotina, o fator conectividade também ganha força.

Por isso, via de regra, ao investir em uma iluminação pública inteligente, conta-se ainda com a troca dos postes convencionais, por modelos que incluem a instalação de diversas outras soluções. Os postes que captam informações do clima e trânsito, bem como a movimentação de pedestres, conectando-se com demais dispositivos, é uma realidade.

Principais benefícios de se investir em uma iluminação pública inteligente

Podemos destacar, dentre os benefícios promovidos pela iluminação pública inteligente, as seguintes vantagens:

  • Economia de recursos financeiros e energia;
  • Acionar redes de iluminação à distância;
  • Medir o gasto energético, bem como a performance;
  • Minimizar gastos com manutenção, usufruindo assim da manutenção preditiva;
  • Menos impacto ao meio ambiente;
  • Controle de tráfego;
  • Otimização na reprodução de cor em pontos iluminados através da tecnologia LED;
  • Uso de sensores de nível de água, promovendo assim alerta de enchentes;
  • Mais segurança para a população, conforme vimos em um post recente aqui mesmo no blog;
  • Recarga de veículos elétricos e até mesmo, gerar energia solar, por meio de células fotovoltaicas embutidas nas luminárias, dentre outros benefícios.

Agora, imagine só investir em projetos luminotécnicos LED? A AALOK é uma empresa especializada em promover iluminação eficiente e flexível, com projetos sob medida que podem ser aplicados em diferentes ambientes.

Certificada pela ISO 9001, garantimos excelência em todas as etapas dos nossos produtos e serviços. Entre em contato com nossa equipe de atendimento agora mesmo e veja como iremos lhe ajudar.

Desenvolvido por: ADEMAIS