Índice de Proteção das luminárias LED

Todo modelo de luminária LED, independente se é de aplicação interna ou externa, precisa garantir certos níveis de proteção, como poeira e água. Por isso, ao fazer um investimento de iluminação LED é necessário conferir se o Índice de Proteção do equipamento corresponde os aspectos do ambiente. Confira a seguir, tudo sobre Índice de Proteção das luminárias LED!

  • O que é Índice de Proteção?

Também conhecido como IP, o Índice de Proteção é um padrão internacional que classifica e avalia o grau de proteção de produtos eletrônicos contra intrusão, poeira, contato acidental e água. No caso das luminárias LED, as normas ABNT NBR 6146 (Invólucros de Equipamentos Elétricos – Proteção) e a 9884 (Máquinas Elétricas Girantes – Graus de Proteção Proporcionados pelos Invólucros) são responsáveis por essa padronização, considerando as possibilidades de danos de umidade ou perda de performance, que também podem causar algum dano funcional às luminárias.

  • Índice de Proteção das luminárias LED

De acordo com sua aplicação, as luminárias LED necessitam de graus de proteção contra riscos de danos aos quais estarão submetidas em um ambiente, a fim de sempre minimizar as falhas e as paradas para troca e manutenção. Diante disso, os IPs levam em conta a proteção contra resíduos sólidos, como poeira, e também contra líquidos, como: jatos de água, respingos, chuva intensa, submersão, etc.

Por exemplo, os LEDs podem sofrer corrosão quando a umidade consegue penetrar até os pontos de conexões internas do chip. Já o driver de alimentação de uma luminária LED precisa também ficar protegido, até mesmo da umidade presente no ar, para manter seu funcionamento elétrico estável.

Geralmente, luminárias de aplicação externa utilizam o IP67 como forma de garantir de forma eficiente, a integridade do circuito do driver e também dos LEDs. Da mesma maneira, o IP66 também é muito utilizado e bem aceito nas luminárias e projetores LED de uso externo, principalmente quando o driver de alimentação não fica diretamente exposto à chuva.

Outra informação importante sobre os Índices de Proteção é que além de assegurar os equipamentos elétricos, o IP também evita danos físicos às pessoas, prevenindo e minimizando a possibilidade de choque elétrico, por exemplo.

Vale lembrar que não apenas as luminárias LED industriais e públicas necessitam dos Índices de Proteção. Outros produtos com LEDs, como por exemplo: fitas de LEDs, módulos e painéis com LEDs para publicidade, letreiros de mensagem variável, lanternas, spots de jardim, sinalizadores rodoviários e até mesmo, semáforos, também trazem o grau de proteção em suas especificações.

  • Proteção Óptica X Proteção Elétrica

Outro aspecto que deve ser destacado é a importância da proteção nos diferentes equipamentos que compõe as luminárias LED. Para isso, é necessário identificar a diferença entre a Proteção Óptica, isto é, fator que que garante proteção contra riscos que danifiquem as lentes de uma luminária LED, bem como a não depreciação da luminosidade. E a Proteção Elétrica, diretamente ligada aos riscos elétricos como, anti-surto do equipamento, descargas e até mesmo choque.

  • Tabela para Grau de Proteção para Equipamentos Elétricos

A seguir, fizemos uma tabela para simplificar os Índices de Proteção dos equipamentos elétricos. No primeiro bloco é registrada a proteção contra sólidos (faixa numérica de 0 a 6) e no segundo bloco contra líquidos (faixa numérica de 0 a 8). Ao lado de cada número, é descrita a situação e na terceira coluna da tabela, o tipo de proteção.

A combinação de um número da proteção contra sólidos e um número da proteção contra líquidos, representa o grau de proteção de uma luminária LED. Vale lembrar que no mercado de iluminação, os mais usados são IP67, IP66 e IP65.

tabela-grau-de-protecao-equipamentos-eletricos-primeiro-digito

tabela-grau-de-protecao-equipamentos-eletricos-segundo-digito

Gostou do texto? Fique atento e utilize o produto com o IP mais indicado para cada ambiente de aplicação. As luminárias LED AALOK Quantum e Kéops, de aplicação industrial e pública, garantem proteção contra água e poeira, assegurando mais de 100 mil horas de vida útil com garantia de até 10 anos. Converse com um de nossos especialistas em iluminação agora mesmo!

banner-contato

Desenvolvido por: ADEMAIS