Impactos ambientais que as usinas hidrelétricas e termoelétricas causam no nosso planeta

Por um bom tempo as pessoas procuravam investir em quaisquer fontes de energia que pudessem movimentar a indústria, estabelecimentos, empresas e demais negócios.

No entanto, ao decorrer dos anos, observou-se que ocorreu um aumento nos impactos ambientais das usinas hidroelétricas e termoelétricas. Ou seja, cada vez mais essas fontes de energia acabam afetando de maneira negativa o planeta.

E na lista de impactos encontramos os mais diversos sobre o meio ambiente. Por esse motivo, nos próximos tópicos iremos detalhar melhor esse assunto.  

Conheça os impactos que as usinas hidrelétricas geram no ambiente

As usinas hidrelétricas recorrem à água para produzir energia. No Brasil, essa é a principal fonte de energia, a mais utilizada em todas as regiões. Quase 60% da energia em uso no País vem de usinas hidrelétricas.

Mas, apesar dessa informação, é preciso estar atento aos impactos que a produção desse tipo de fonte de energia provoca. Um deles são os alagamentos que podem prejudicar os moradores em volta da usina.

Além do alagamento trazer prejuízos para a natureza, ele provoca o deslocamento dos ribeirinhos que até então viviam em torno daquelas águas.

O clima ao redor da barragem também é afetado, tornando-se mais úmido e aumentando a incidência de chuvas.

Outra coisa que não podemos deixar de mencionar é o fato de haver perdas na fauna e flora, em especial aqueles que viviam na água. Sem contar o aumento da poluição e contaminação relacionados ao uso de substâncias tóxicas durante o processo.

Veja quais são os impactos ambientais causados pelas usinas termoelétricas

Se por um lado temos usinas produzindo energia a partir da força da água, do outro temos as usinas termoelétricas que fazem uso de combustíveis fósseis ou de biomassa.

Esse tipo de fonte de energia é conhecido principalmente por ter suas instalações construídas de forma rápida. Contudo, ela também é conhecida por ser uma das formas de produção de energia que mais polui o planeta.

Além disso, as usinas termoelétricas fazem uso de matéria prima não renovável, como por exemplo o petróleo. Em consequência há um aumento no valor desse tipo de material, o qual tem uma alta demanda dentro do mercado.

Saiba mais sobre fonte de energia sustentável

Devido aos impactos ambientais das usinas hidroelétricas e termoelétricas, muitas pesquisas foram desenvolvidas com o objetivo de encontrar uma fonte de energia sustentável e limpa. Conheça algumas delas:

Existem outras, mas essas são as mais populares. Porém, é impossível não destacarmos uma delas, que é a energia solar. Afinal, é um método sustentável, gera energia limpa, tem alta durabilidade, é renovável e, principalmente, agrega valor às empresas, fora a economia. 

Investir em energia solar está em alta no Brasil

Tanto pela questão ambiental, quanto em relação ao fator econômico, em um cenário onde a energia elétrica sofre aumentos consecutivos, boa parte das empresas já estão investindo no setor.

Para começar a utilizar energia solar, contudo, é necessário solicitar um projeto fotovoltaico para uma empresa especializada

Dessa forma, é possível analisar e planejar de forma técnica como será feita a implementação desse tipo de energia naquele espaço.

Quer conhecer melhor o sistema de energia solar e solicitar um projeto fotovoltaico para a sua empresa?Basta entrar em contato com a equipe da AALOK  para tirar suas dúvidas e fazer um orçamento. Para tanto, clique aqui.

Desenvolvido por: ADEMAIS