Iluminação e saúde: como a iluminação afeta a vida humana

Primordialmente, sempre falamos sobre a importância de bons projetos de iluminação, não só pelos benefícios financeiros como redução dos custos com manutenção e energia, mas também sobre os benefícios voltados para segurança como níveis corretos de iluminância dos ambientes! No artigo dessa semana, a gente vai te mostrar como a iluminação pode impactar a saúde das pessoas! Acompanhe! 

Ainda assim, quando a luz entra em nossos olhos, ela passa por dois caminhos separadoso caminho visual que liga a retina ao córtex visual e nos ajuda a perceber o mundo ao nosso redor e, o caminho biológico que possui um conjunto de fotorreceptores chamados Células Ganglionares da Retina intrinsecamente fotossensíveis. 

Este segundo, é responsável por enviar um sinal para o nosso relógio biológico, também conhecido como ciclo circadiano, responsável por desencadear ações no organismo como: a secreção de melatonina, produção de hormônios, digestão, aumento ou diminuição da força muscular, regulação da temperatura corporal e resposta imune.  

  • Alteração no ciclo circadiano 

O ciclo circadiano é um conceito que designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.  

Por milhões de anos, a luz solar expôs os seres humanos a um padrão de luz pela manhã, que diminuía gradualmente até a noite. À noite, a luz de alta intensidade realmente não expunha os seres humanos. Na pré-história, a principal fonte de luz era a luz da lua, das estrelas e do fogo.

Depois de 1880, quando a iluminação elétrica foi descoberta, como humanos, passamos cada vez mais tempo dentro de casa. Hoje, mais de 90% do nosso tempo é gasto em ambientes fechados. Nós passamos muito tempo à noite em casa: assistindo TV, navegando em nossos iPads, iPhones e nossos computadores tarde da noite. E eles têm muita luz azul – há mais energia na parte azul do espectro – a qual nosso sistema biológico é realmente sensível. 

Qual o sentido disso?

Por conta disso, nosso corpo está confuso – não sabe quando é dia ou noite – isso porque durante o dia não aproveitamos a luz natural intensa que recebemos ao ar livre. E, à noite, quando você não deveria receber nenhuma, você recebe muita luz azul! 

  • Iluminação saudável 

Todavia, por conta dessas alterações, em ambientes de trabalho, o ideal seria mimetizar a luz do dia, essa seria a melhor e mais saudável opção. Combinar a natureza dinâmica da luz do dia: passar de alta temperatura de cor (alto conteúdo azul) para baixo.

Do mesmo modo, se você está projetando iluminação com um orçamento limitado, pense em instalar clarabóias nas salas de descanso. Assim, quando as pessoas vão pegar café pela manhã ou almoçar, elas ficam expostas à muita luz natural por 30 minutos a uma hora.

Nesse sentido, a dica é: a luz que atinge nosso olho é o que conta! Às vezes temos uma janela perto do nosso espaço de trabalho, mas se você está a três ou quatro metros de distância da janela, a intensidade da luz que você recebe pode não ser suficiente. 

Por isso, quando você for investir em um projeto de iluminação, é muito importante estar atento ao ciclo circadiano das pessoas que irão transitar no local!  

Gostou dessa dica? Tinha ideia de como a iluminação pode impactar as nossas rotinas? Aqui no Blog AALOK estamos sempre atentos em maneiras de otimizar a iluminação das empresas! Fique ligado nas nossas redes sociais e acompanhe os nossos lançamentos!  

 Clique aqui e solicite um orçamento com a gente, sem compromisso! 

Desenvolvido por: ADEMAIS