Iluminação pública e segurança das cidades – Qual a relação?

Não é de hoje que, pensando na segurança das cidades e de seus moradores, prefeituras de diversas regiões do Brasil e do mundo, estão investindo na iluminação pública. Mais precisamente, usam como estratégia, a adoção de um projeto de iluminação em LED.

Sabemos que, na verdade, a relação entre iluminação pública e segurança das cidades é algo muito próximo, e que acarreta em diversos outros benefícios para toda a população.

No artigo de hoje, aqui no blog da AALOK, trataremos exatamente sobre essa relação de sucesso, destacando as vantagens que este investimento promove, que acima de tudo, possibilita a todos melhor qualidade de vida. Acompanhe!

Os impactos diretos que a iluminação pública, por meio de projetos em LED, gera nas cidades

Sabemos que a iluminação pública é sempre um setor de destaque quando pensamos nas ações que devem ser executadas pelas gestões das prefeituras em geral.

Afinal, um ambiente com pouca ou má iluminação é sinônimo de criminalidade, uma vez que se torna muito mais suscetível às ações de malfeitores em geral.

A relação entre iluminação e segurança se reflete de forma direta em como a população usa e vive a cidade no período noturno. Há hoje, inúmeros estudos que indicam que cidades onde a iluminação pública que adota projetos luminotécnicos em LED- tecnologia considerada mais eficaz na iluminação, além é claro, mais econômica, promove benefícios diversos na sociedade.

Dentre os impactos diretos, destacamos:

  • Maior sensação de segurança das cidades;
  • Pessoas se empoderando dos espaços públicos da cidade à noite;
  • Maior circulação e ocupação em praças e parques;
  • Hábito de prática física noturna;
  • Mais segurança para os motoristas;
  • Estímulo para atividade do comércio local, afinal, os comerciantes se sentem mais seguros para manterem as portas abertas no período noturno, etc.

O fator segurança e economia na iluminação pública

Com o avanço e desenvolvimento da tecnologia de luminárias LED, investir em iluminação gera muito menos custos aos cofres públicos, promovendo assim mais economia.

Já em relação à segurança, temos uma série de pesquisas que ressaltam a elevação da segurança, graças ao investimento na melhoria e otimização da iluminação pública.

Ou seja, quanto mais eficiente o serviço, menor o índice de criminalidade da região. Um exemplo de estudo muito citado e que comprova essa relação, por ser um dos mais completos neste sentido, é o do Bureau Nacional de Pesquisa Econômica, dos Estados Unidos.

O estudo indicou que a inclusão de pontos de luz extra em 40 ruas de Nova York, resultou em 6 meses, na redução entre 36% a 60 % na incidência de crimes ocorridos no período noturno nessas regiões.

Considere investir em um projeto luminotécnico em LED

Fora a eficácia de luminosidade promovida por um projeto luminotécnico em LED, vale ressaltar que as luminárias com essa tecnologia têm vida útil maior. Fato que faz cair de maneira drástica os custos de manutenção, dentre outros fatores.

Por isso, muitas prefeituras apostam cada vez mais nessa solução.

Já pensou em investir em projetos luminotécnicos LED? A AALOK é uma empresa especializada em promover iluminação eficiente e flexível, com projetos sob medida que podem ser aplicados em diferentes ambientes.

Certificada pela ISO 9001, garantimos excelência em todas as etapas dos nossos produtos e serviços. Entre em contato com nossa equipe de atendimento agora mesmo e veja como iremos lhe ajudar.

Desenvolvido por: ADEMAIS