Como a fotometria pode melhorar o rendimento da minha iluminação?

A palavra fotometria é comumente utilizada na fotografia para definir a técnica que mede a intensidade de luz em um ambiente. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que a este conceito também é um fator de grande importância quando falamos de projetos de iluminação, tanto de ambientes internos quanto de externos.  

Isso porque, ela pode melhorar o rendimento da instalação de iluminação como um todo! Acompanhe esse artigo e saiba mais sobre o assunto!  

Como introduzido anteriormente, a fotometria faz parte do campo da óptica que estuda e trata da medição de luz e como o seu brilho é percebido pelo olho humano. Dessa maneira, quando o assunto são projetos de iluminação, o principal objetivo da fotometria em um projeto luminotécnico é alcançar o melhor custo-benefício para atender a demanda do cliente, encontrando o menor CAPEX (custo de investimento) e OPEX (custo operacional).  

Logo, o propósito da fotometria é criar projetos de iluminação que alcancem a melhor eficiência energética, atingindo os objetivos determinados para o projeto. 

Portanto, entender a Fotometria é essencial na hora de tomar decisões sobre seu projeto de iluminação. Isso porque, um levantamento das informações fotométricas pode trazer benefícios como:  

  • Medir o fluxo luminoso (da lâmpada e da luminária);  
  • Determinar o rendimento óptico da luminária;  
  • Mapear a distribuição angular da intensidade luminosa;  
  • Classificar a luminária de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), da Sociedade de Engenharia de Iluminação (IES) e da Comissão Internacional de Iluminação (CIE), entre outros grandes órgãos;  
  • Determinar os índices de ofuscamento e poluição luminosa;  
  • Apresentar dados sob forma de arquivos eletrônicos padronizados para simulação em projetos luminotécnicos. 
banner-segurança

O ponto de atenção em relação a fotometria é que hoje em dia, com o avanço dos sistemas LED, existe uma grande variedade de possibilidades que podem levar o projetista a ter resultados bons ou ruins do projeto de iluminação e isso vai depender bastante da fotometria e da habilidade na elaboração do projeto. 

A fotometria é capaz de mostrar, graficamente, o comportamento de uma luz, e possibilita medir o fluxo luminoso tanto da fonte de luz quanto da luminária, auxilia na hora de determinar o rendimento óptico da luminária e também mapeia a distribuição angular da intensidade luminosa.  

É papel do desempenho fotométrico determinar os índices de ofuscamento e poluição luminosa e apresentar todos os dados sob forma de arquivos eletrônicos padronizados para simulação em projetos luminotécnicos. Sendo assim, é possível identificar a luminária mais indicada de acordo com a necessidade de cada projeto. 

Dessa maneira, quando um projeto leva em conta a fotometria ideal, ele se torna um projeto efetivo. Isso porque, além de ter as quantidades perfeitas de luz, melhora a qualidade de trabalho das pessoas que habitam o local. Vale lembrar também que a fotometria é importante na hora de classificar a luminária de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), da Sociedade de Engenharia de Iluminação (IES) e da Comissão Internacional de Iluminação (CIE). 

Um projeto de iluminação para um galpão, por exemplo, que utiliza uma fotometria personalizada, é capaz de ter um desempenho até 2x superior a uma instalação que seja feita sem projeto, alcançando assim, a melhor eficiência energética.  

Por isso, CUIDADO: Se você busca o melhor custo-benefício, encontrando o melhor índice em iluminação com o menor custo de investimento e de operação, a fotometria é um aspecto que você deve questionar ao seu projetista!  

Quem saber mais sobre como aplicar a fotometria no seu projeto? Na AALOK temos um time especializado em encontrar a melhor solução que priorize a eficiência energética e reduza gastos com manutenção e energia! Fale agora com um de nossos consultores e receba um diagnóstico hoje mesmo!  

banner-contato
Desenvolvido por: ADEMAIS