A importância do fator de manutenção para uma iluminação eficiente

Você já ouviu falar do fator de manutenção? Se você nunca ouviu ou se tem dúvidas sobre a importância desse cálculo para um projeto de iluminação eficiente, você precisa ler este artigo! Acompanhe! 

O fator de manutenção, chamado também de fator de utilização, indica a depreciação luminosa considerada no cálculo luminotécnico futuro. Por essa razão, esse fator é usado em cálculos de iluminação como forma de garantir o sucesso de um projeto a longo prazo, tendo em vista que toda fonte de luz deprecia ao longo do tempo de utilização.  

Vamos colocar em prática. O fator de manutenção, normalmente utilizado pelos principais fabricantes de luminárias e projetistas, é de 0,80. Isso significa que:  

  • No momento da instalação dos equipamentos, a iluminação será 25% maior do que o resultado mostrado pelo projeto luminotécnico;  
  • A perda de 20% do fluxo luminoso ocorre após X horas de uso da luminária, dependendo das especificações do fabricante. O ideal é que isso ocorra após 75.000 horas de uso, mas alguns fabricantes fornecem equipamentos com perdas de 20% após 30.000 horas de uso, comprometendo a qualidade e efetividade do investimento; 

Portanto, a iluminação média exigida em um projeto de iluminação deverá ser mantida pelo tempo de uso especificado acima, ou seja, se um projeto precisa de 500 lux de iluminância média para o ambiente e você está utilizando o fator de manutenção 0,80 para fazer o projeto luminotécnico com 500 lux, é necessário fazer o seguinte cálculo: 

  • O fator 1,00 (ou 100%) dividido pelo fator 0,80 é igual a 1,25;  
  • No momento da instalação das luminárias, a iluminância média será de 500 lux vezes o fator 1,25, ou seja, de 625 lux;  
  • Se a luminária que você utiliza no projeto tiver a vida útil L80 de 100.000 horas, você manterá o mínimo de iluminância exigido pela norma (500 lux), durante as 100.000 horas de utilização;  
  • Caso você utilizasse o fator 0,99, o seu ambiente ficaria abaixo de 500 lux em pouco tempo, e estaria fora da norma de iluminância, pois, no momento da instalação das luminárias, a iluminância média seria de 500 lux vezes o fator 1,01 (1,00 dividido por 0,99), ou seja, 505 lux.  

Por essa razão, no início de todo projeto de iluminação você deve se atentar para o fator de manutenção, para que, ao longo do tempo de vida útil da luminária, seja mantida a iluminância mínima que o ambiente exige. 

banner-glossário

Gostou do artigo? Não deixe de acompanhar o Blog AALOK nas redes sociais! Estamos sempre divulgando novidades do setor de iluminação e eficiência energética!  

Desenvolvido por: ADEMAIS