Energia solar em hotéis e pousadas – Por que é importante?

Bem sabemos que o panorama atual exige cada vez mais soluções estratégicas e sustentáveis dos mais diversos segmentos de mercado. E com os empreendimentos hoteleiros, isso não poderia ser diferente.

Tanto que a energia solar em hotéis e pousadas tornou-se mais do que uma medida paliativa. Ela tem sido a alternativa do setor frente aos custos elevados com energia elétrica e as demandas urgentes da sociedade.

No entanto, muitos proprietários ainda se questionam sobre a relevância do sistema fotovoltaico. Se ele é de fato vantajoso para os negócios ao mesmo tempo em que contribui para redução dos impactos ambientais.

A princípio, podemos afirmar que sim. Mas para compreendermos melhor o assunto, precisamos tratar de alguns pontos fundamentais. Acompanhe.

Sistema fotovoltaico em pousadas: uma solução eficiente e sustentável

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE, 2020), responsável por definir políticas e diretrizes para o desenvolvimento do setor no Brasil, a nossa principal matriz energética continua sendo as usinas hidroelétricas. 

Uma fonte de energia que, dentre outras implicações, provoca alagamentos, expulsão de comunidades locais e efeitos irreversíveis aos nossos ecossistemas.

Sem mencionar as termelétricas e sua produção de energia extremamente poluente. Uma vez que elas se utilizam da queima de combustíveis fósseis para sua operação. Afetando negativamente nossa saúde e gerando gases nocivos que intensificam o efeito estufa no planeta.

Entenda mais sobre os impactos das usinas hidroelétricas e das termelétricas para empresas e estabelecimentos lendo este artigo.

Porém como tudo isso se relaciona com os empreendimentos hoteleiros?

Dentre os custos operacionais de um meio de hospedagem, a energia elétrica é certamente um dos mais elevados. Desde os gastos com funcionamento ininterrupto de equipamentos (refrigerador, ar-condicionado, aquecedores, etc.) até a manutenção do conforto oferecido nas pousadas.

Isso significa uma demanda exacerbada de energia elétrica, principalmente em períodos com maior taxa de ocupação. O que agrava não somente a sustentabilidade financeira do negócio. Mas também a capacidade do meio ambiente em absorver os impactos decorrentes desse consumo .

É nesse cenário que a energia solar conquista mais e mais espaço no segmento hoteleiro brasileiro. Com uma economia na fatura de luz que chega até 95%, o sistema fotovoltaico em pousadas equilibra as contas e responde diretamente à crise ambiental que atravessamos.

Benefícios da energia solar para hotéis e pousadas 

A partir da energia solar, os empresários e a sociedade só têm a ganhar. Isso porque um bom projeto de energia solar fotovoltaica:

  • Traz um rápido retorno de investimento (ROI), em um intervalo de aproximadamente 5 anos;
  • Transforma a potência solar em eletricidade com base em uma fonte limpa e renovável de energia;
  • Tem êxito em seu desempenho, independente do porte ou da localização do estabelecimento;
  • Agrega valor ao negócio e assegura maior competitividade no mercado, pois o público tem buscado empreendimentos social e ambientalmente responsáveis;
  • Promove segurança energética da sua pousada diante de apagões e oscilações na rede elétrica;
  • Adota ações e cuidados para preservar os recursos naturais, gerando o mínimo de desperdício;
  • Gera créditos que podem ser usados como desconto para a conta de luz de outro imóvel.

Além disso, para desenvolver um projeto de excelência, você conta atualmente com linhas de crédito especiais para esse fim. Bem como o apoio de empresas especializadas que fornecem e instalam o sistema fotovoltaico em pousadas de acordo com a sua necessidade.

Sustentabilidade para o seu negócio e para o planeta

Diante de tantos argumentos, fica evidente o quanto a energia solar possui potencial de utilização para a hotelaria. Um excelente investimento com durabilidade maior que 25 anos e garantia contra defeitos de fabricação de até 10 anos (referente aos painéis solares).

Por isso, não hesite em consultar a AALOK e fazer um orçamento gratuito para o seu projeto fotovoltaico. Converse conosco e descubra como se beneficiar da energia solar para impulsionar o seu negócio.

Desenvolvido por: ADEMAIS