Energia solar atinge 1 milhão de consumidores no Brasil

Energia Solar, já faz algum tempo, deixou de ser “artigo de luxo” ou algo inacessível e cada vez mais, se torna uma solução necessária para nossa economia e sustentabilidade.

Tanto que recentemente, o País quebrou uma marca histórica: atingiu, simplesmente, 1 milhão de consumidores, gerando sua própria energia por meio de sistemas fotovoltaicos.

A fonte é um levantamento feito pela Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Apesar da marca histórica, a tendência é expandir ainda mais 

Só em 2022, especialistas do setor de Energia Solar estão na expectativa de uma injeção de R$ 50 bilhões na economia do país e com isso, gerar 350 mil postos de trabalho.

Motivos para o crescimento da Energia Solar no Brasil em 2022 

Embora algumas pessoas acreditem que se trata de um “excesso de otimismo” no setor, a verdade é que estamos de fato, em um cenário ainda mais propício ao crescimento dessa fonte de energia sustentável

O constante aumento de tarifas de energia elétrica, e a queda do valor de toda infraestrutura para a instalação da Energia Solar Fotovoltaica, certamente são impulsionadores deste crescimento. 

Fora o alto custo tarifário, a conscientização do consumidor que se vê na necessidade de consumir uma energia mais limpa, certamente contribui para um cenário de expansão. 

Não se surpreenda se 2022 entrar para a história como o melhor ano para o Brasil, em termos de Energia Solar. 

Mais alguns números sobre a Energia Solar no Brasil 

Traduzindo em gigawatts, a marca de 1 milhão de consumidores soma em torno de 8,6 (GW) de potência. Isso significa algo como dois terços da potência da usina hidrelétrica de Itaipu.

Boa parte dessa geração se concentra em residências, atingindo aproximadamente 76,6% da quantidade de consumidores que fazem uso da tecnologia.

Outro montante se refere aos setores de comércio e serviços, que somam 13,4%. Eles são seguidos pelos produtores rurais (7,6%), indústrias (2,1%), e finalmente, poder público (0,3%).

Contudo, mesmo com toda a expansão do segmento, vale lembrarmos que o Brasil ainda está com delay em relação a adoção da tecnologia. Se comparamos que  de 89 milhões de consumidores de eletricidade, somente 1,1% faz uso da luz do sol para produção de uma energia renovável e limpa, veremos que ainda estamos engatinhando.

Agora que você já sabe que adotar um sistema de Energia Solar em sua empresa ou comércio, é uma tendência cada vez mais acessível, que tal solicitar um orçamento?

Clique aqui e fale agora mesmo com a equipe de atendimento da AALOK.

Desenvolvido por: ADEMAIS