Já imaginou produzir energia a partir dos passos que você dá até chegar ao seu trabalho? Ou ter em sua cidade um semáforo que permite que você continue usando seu smartphone ao andar pelas ruas? E que tal, uma faixa de pedestre que fica iluminada quando é permitido atravessar? Tudo isso parece fazer parte de um futuro distante, mas já é realidade graças a tecnologia LED.
• Iluminação LED na circulação de pedestres
O município de Bodegraven, a 60km de Amsterdã, começou a testar o uso de dispositivos luminosos no chão das calçadas para alertar pedestres distraídos pelos smartphones. Funciona assim: faixas de LED são instaladas na linha de visão das pessoas que estão olhando para os seus celulares. Os LEDs trabalham em sincronia com os semáforos, e ficam iluminados de verde ou vermelho de acordo com a sinalização. Em entrevista ao site Dutch News, o vereador Kees Oskam disse que “mídias sociais, jogos, WhatsApp e música são grandes distrações no trânsito. Podemos não ser capazes de mudar essa tendência, mas podemos antecipar problemas.”
• Iluminação LED através dos passos
Outra maneira de usar o LED para a melhoria da mobilidade urbana foi desenvolvida pela empresa britânica Pavegen. Ela produziu um ladrilho que, ao ser pisado, gera energia elétrica e ilumina os espaços públicos. Essa invenção já foi instalada no terminal 3 do aeroporto de Londres, em duas estações de trem na França, e em um campo de futebol na favela Morro da Mineira no Rio de Janeiro. Essa invenção possibilita que a energia gerada pelos passos de milhares de pessoas que transitam nos espaços públicos, podem ser usados para acender as luminárias LED e carregar celulares.
• Iluminação LED na sinalização de trânsito
Além dessas invenções, já temos também as faixas de pedestres com iluminação especial LED que foram recentemente instaladas em ruas de Vitória, no Espirito Santo, que não possuem semáforos. Para usar é muito simples: quando for atravessar a rua, basta apertar um botão para que as lâmpadas LED comecem a piscar, sinalizando motoristas e pedestres sobre a travessia, e ainda é possível ouvir uma mensagem em português ou inglês. As faixas ainda estão em fase de testes e funcionam com a energia solar, que é captada por uma placa e depois armazenada em uma bateria. O valor de cada faixa é em média R$ 50 mil, que é quase o mesmo valor para colocar um semáforo, de acordo com a Prefeitura de Vitória.
Essas mudanças extrapolam a iluminação pública tradicional, e mostra o quanto algumas cidades que não possuem iluminação LED estão atrasadas. O LED tem contribuído muito para o desenvolvimento das cidades e melhorado a vida das pessoas e do planeta, através de medidas eficientes de energia. Fique por dentro de tudo que envolve o ramo da energia! Estamos no FACEBOOK e no LINKEDIN.