Crise hídrica brasileira e impacto na conta de luz

Sua empresa tem sentido o impacto na conta de luz? Certamente que sim, haja vista os constantes aumentos seguidos, impulsionados especialmente devido à maior crise hídrica brasileira.

Além disso, a seca no País é a pior em 91 anos e as estimativas futuras não são das melhores. Afinal, se prevê o retorno da La Niña, fenômeno que acarreta em falta de chuva. Ou seja: nos próximos meses, infelizmente, ao que tudo indica, teremos uma tendência de piora.

Dentre os principais problemas que a falta de chuva promove, podemos destacar:

  • Impacto negativo na produção de alimentos, encarecendo o valor;
  • Aumento na conta de luz, impactando empresas e indústrias de todo o País;
  • Diminuição do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário;
  • Aumento no preço de uma série de materiais, produtos e serviços, em decorrência do impacto do valor na conta de luz, dentre outros fatores.

De acordo com o portal Exame:

“O Brasil passa por uma das piores crises hídricas na história. Pela primeira vez em mais de 100 anos, o Sistema Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de emergência hídrica para a área da Bacia do Paraná, que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. A previsão é de chuvas abaixo da média na região, conhecida por concentrar as principais hidrelétricas do país.”

Fonte: LINK

Ocasionalmente, diante de um cenário tão preocupante, o que é possível fazer? Há duas soluções que certamente irão minimizar os efeitos dessa crise hídrica brasileira, as quais te contamos a seguir, acompanhe.

Energia limpa: investir em um sistema fotovoltaico e em Iluminação LED trazem boas perspectivas ao setor produtivo  

Todavia, uma matéria do jornal Correio Braziliense destaca a fala do Economista e Pesquisador da Unicamp Felipe Queiroz, que afirmou:

 “A alternativa, depois que a crise está instalada, é quase como enxugar gelo. Por isso, devemos questionar qual é, realmente, a verdadeira alternativa. É preciso ter planejamento energético e mudança da matriz elétrica brasileira, com investimentos em energia limpa, com a energia solar e a energia eólica”.

Fonte: LINK

De fato, inegavelmente, a energia solar surge como uma alternativa eficaz e viável, sendo muito mais econômica a longo prazo. Sem contar o fato de ser uma energia limpa, sustentável.   

Energia solar: benefícios de se utilizar em meio a uma crise hídrica brasileira

Nem é preciso falar o quanto o uso de um sistema fotovoltaico é benéfico do ponto de vista da sustentabilidade.

Contudo, os benefícios econômicos não ficam atrás. Ao adotar o sistema fotovoltaico, uma empresa pode reduzir a sua conta de luz em até 95%. Já parou pra pensar nisso? Em meio a uma crise hídrica brasileira?

Você simplesmente não terá praticamente mais que pagar por ela, somente uma pequena taxa. E, cá pra nós, em uma época onde os aumentos da energia elétrica são elevados, expressivos e recorrentes, isso se torna uma grande vantagem, tanto econômica quanto em relação aos concorrentes.

Então, com um sistema de energia solar, caso você gere mais do que consome, você pode ainda fazer um repasse para a rede distribuidora em forma de créditos de energia.

Créditos que por sua vez, podem ser usados em até  60 meses ou ainda transferidos para outro endereço, no caso do local ser atendido pela mesma concessionária e também registrado no mesmo CNPJ. 

Luminárias de LED: outra boa opção para usar em conjunto com a energia solar 

Desse modo, no “combo” para diminuir os impactos na conta de energia elétrica, adotar um sistema de iluminação LED é altamente positivo.

Conforme até mencionamos aqui no blog em uma matéria anterior:

Uma lâmpada de LED pode gerar até 85% de economia comparada com as lâmpadas convencionais

Clique no link abaixo e confira algumas das vantagens de utilizar esta solução:

7 razões para começar a usar LED nos projetos de iluminação o quanto antes

Quer saber mais sobre como adotar o sistema fotovoltaico em seu negócio? Gostaria de um orçamento para um sistema de iluminação LED? 

 Clique aqui e solicite um orçamento com a gente, sem compromisso! 

Desenvolvido por: ADEMAIS