Como funciona a iluminação de quadras esportivas?

Seja para quem busca manter a saúde em dia, seja para realizar eventos e encontros sociais. As quadras esportivas estão presentes em boa parte das cidades brasileiras, sendo um espaço comum para jogadores e espectadores.

Mas já imaginou como seria acompanhar uma partida ou fazer exercícios em um ambiente escuro, com pontos de luz ofuscantes e mal localizados? 

É por isso que a iluminação em quadras esportivas é um aspecto fundamental para o bom funcionamento desse espaço. Principalmente quando consideramos o conforto visual e térmico, a segurança e o bem-estar de todos que por ali transitam.

Nesse sentido, ao construir ou reformar uma quadra, é preciso estar atento às demandas locais. A fim de otimizar recursos e implementar um projeto de iluminação com eficiência energética.

Então, quer saber como fazer um sistema de iluminação assertivo e impulsionar o desempenho nas quadras? Confira o artigo a seguir.

As especificidades da quadra esportiva influenciam diretamente na escolha do sistema de iluminação

Quadras de tênis são diferentes de quadras de basquete, concorda? Não somente por seus objetivos de uso, mas por suas características físicas, dimensões e materiais empregados. 

Em uma análise geral do espaço: trata-se de uma quadra aberta ou coberta? Interna ou externa? Qual a modalidade esportiva ela contempla? Quanto às federações esportivas, quais os padrões de iluminação estabelecidos? E as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o que dizem?

Por exemplo, em uma quadra de futebol society externa, há a necessidade de grande quantidade de iluminação pela extensão do ambiente. Dessa maneira, recomendam-se postes de 9m de altura cada, com refletores LED. Já que eles ajudam a ampliar a visão do campo e evitam sombras indesejadas durante a partida.

Para as quadras de tênis, a configuração ganha um desenho diferente. A posição das luminárias LED ao lado da rede e a distância até os limites externos da quadra são outras. Bem como a curva de distribuição de intensidade luminosa.

Projeto luminotécnico para quadras: sinônimo de economia e eficiência

Pensando na viabilidade financeira, na sustentabilidade e nas particularidades das quadras esportivas, é necessário planejar o passo a passo do sistema de iluminação. 

Para facilitar esse processo e ter maior clareza das variáveis envolvidas, é imprescindível adotar um projeto luminotécnico. Aqui clientes, engenheiros e arquitetos dialogam e definem os parâmetros que orientarão a execução da proposta.

Isso significa escolher desde a temperatura de cor das luminárias LED, a quantidade de pontos de distribuição de luz até mesmo a altura dos postes. Bem como selecionar produtos e equipamentos com o melhor custo-benefício da categoria.

Além disso, um projeto luminotécnico bem executado traz vantagens a curto, médio e longo prazo, pois:

  • reduz o consumo de energia elétrica em até 75%;
  • diminui custos com manutenção das quadras, evitando trocas desnecessárias de produtos;
  • oferece assistência técnica sempre que necessário;
  • utiliza luminárias de qualidade, uma vez que os modelos convencionais duram menos e gastam mais energia;

Agora que você entende mais sobre o funcionamento da iluminação em quadra esportiva, é hora de transformar essa oportunidade em uma case de sucesso. Conte com a parceria e a expertise da AALOK.

Transforme sua ideia em um projeto luminotécnico de excelência que faça total sentido para o seu negócio.

Desenvolvido por: ADEMAIS