O que é ofuscamento e como evitá-lo?

Geralmente, o ofuscamento é causado pelo excesso de brilho de fontes ou por elevados contrastes no campo visual. Entretanto, quando falamos de iluminação de ambientes, existem algumas maneiras de evitá-lo. Confira quais no artigo a seguir! 

Ofuscamento: Refletido ou direto

O ofuscamento é um erro muito comum visto em projetos de iluminação e pode acontecer em duas maneiras: refletido ou direto.  

  • Direto, através da luz direcionada diretamente ao campo visual. 
  • Reflexivo, que acontece por meio da reflexão da luz no plano de trabalho, direcionando-a para o campo visual.   

Assim, quando presente nos ambientes de trabalho, o ofuscamento pode causar desconforto e redução da capacidade de distinguir detalhes, fadiga e acidentes… Prejudicando a realização de uma tarefa visual laborativa, realizada normalmente no decorrer de horas, como previsto na norma regulamentadora NBR 8995.  

Proteja seu ambiente do ofuscamento

Portanto, para evitá-lo é muito importante prestar atenção no posicionamento da Curva de Distribuição Luminosa das luminárias e das lâmpadas, para que elas estejam fora do campo visual.  

Bem como, outras maneiras de proteger seu ambiente do ofuscamento são através da escolha de acabamentos com superfícies não brilhantes, não aumentar a área luminosa de luminárias e evitar pontos brilhantes em tetos e paredes usando cores claras. Você pode também investir em luminárias com difusores onde o objetivo é espalhar de forma homogênea o fluxo da lâmpada e evitar o ofuscamento. 

Sobretudo, o ofuscamento pode ser causado por qualquer fonte de luz, entretanto, deve ser prioridade reduzir esse efeito em áreas de trabalho e locais com desnível de piso (escadas, por exemplo), pois prioriza-se a segurança e o conforto de quem trabalha e transita no local. Vale ressaltar que em locais de trabalho é sempre bom priorizar a iluminação indireta!  

Nesse sentido, quando o assunto é iluminação e segurança, sempre pesquise por empresas qualificadas que garantem um estudo completo do local, uma avaliação financeira e um projeto de iluminação da área, priorizando a eficiência e evitando gastos desnecessários.  

Dessa forma, a AALOK é especialista em projetos de iluminação para indústrias, tanto de ambientes internos, quanto externos! Fale com um de nossos consultores e veja como podemos trazer mais lucro para o seu negócio! 

banner-contato
Desenvolvido por: ADEMAIS