Como Calcular Iluminação LED para Galpão?

A iluminação adequada é um ponto essencial para qualquer ambiente, inclusive a Iluminação LED para Galpão. Assim, é preciso levar em consideração todos esses fatores na hora de desenvolver um projeto luminotécnico para galpão.

Além disso, há normas que regulam a iluminação nesses ambientes. Nesse artigo, você vai aprender como fazer o cálculo luminotécnico e definir a iluminação do seu galpão de forma eficiente e econômica. Boa leitura!

Importância da iluminação adequada no seu galpão

Nesse sentido, quem pensa em iluminação para galpão tem o primeiro pensamento na economia. A conta de luz está no topo dos gastos para a maioria dos empreendimentos, junto com aluguel e despesas com funcionários. Por isso, a maioria dos empreendedores quer reduzir o valor da conta de energia.

Contudo, adequar a iluminação do seu galpão traz também outros grandes benefícios. Você deve saber que uma boa iluminação influencia diretamente na saúde e no rendimento dos seus funcionários. Além de iluminar, a iluminação planejada corretamente cria um ambiente confortável e diminui os riscos de acidentes.

Afinal, o conforto visual é essencial para os seus colaboradores. Eles trabalham em um local mais confortável, aumentam o rendimento e ficam menos doentes.

Um ambiente de trabalho mal iluminado pode cansar excessivamente seus funcionários, deixá-los desatentos e até mesmo com baixo rendimento. A iluminação é fundamental para um trabalho bem feito em ambientes que exigem acuidade visual, como a realização de pinturas e outras atividades em galpões.

Por isso, você precisa levar em consideração todas as características do ambiente e do negócio antes de executar o projeto luminotécnico. Você deve considerar alguns fatores como quantidade de luz natural; cores dos móveis, piso e outros objetos; altura do pé direito. Aprenda agora como calcular a iluminação em LED para o seu galpão.

Como realizar o cálculo luminotécnico para galpões

Se atentar às normas existentes é o primeiro passo para definir a iluminação de um ambiente. A ISO 8995-1 trata da iluminação de interiores e garante os valores mínimos recomendados para diversas atividades. Esta norma estabeleceu que a má iluminação traz impactos físicos e psicológicos nas pessoas que ocupam determinado local.

Confira alguns dados sobre a ISO 8995-1 abaixo:

Em/Lux = Iluminância

UGRL = Índice limite de ofuscamento

Ra = Índice de reprodução de cor mínimo

Assim, você precisa saber qual a quantidade mínima de iluminância do seu negócio e consultar uma empresa especializada para definir como atingir esse valor da forma mais econômica possível. Nesse momento, a empresa considera todas as variáveis necessárias para que a iluminação utilizada seja adequada ao local e faz o cálculo luminotécnico:

  • Dimensões do ambiente;
  • Distribuição e altura dos maquinários;
  • Presença da luz natural;
  • Atividades que serão realizadas no ambiente;
  • Qual a cor adequada da iluminação para aquele local;

Todos esses fatores devem ser analisados porque a altura dos maquinários influenciam na iluminação do ambiente podendo gerar sombras indesejadas. 

Adquira já o seu projeto luminotécnico para galpão

Ter um projeto arquitetônico bem pensado para sua empresa é essencial, assim como ter um projeto luminotécnico adequado. E encontrar uma empresa de confiança é o primeiro passo para aperfeiçoar a iluminação do seu galpão.

Afinal, é ela que fará o planejamento, mapeando suas necessidades, e executará visando os objetivos do negócio. Na AALOK os nossos projetistas analisam todas as variáveis do seu negócio: econômica, técnica, comercial, ambiental e social. Assim, garantimos a melhor instalação, da forma mais econômica possível.


Dessa forma, garanta agora mesmo o conforto de seus clientes e funcionários, além de reduzir até 75% a sua conta de energia! Na AALOK oferecemos garantia de até 10 anos em nossos produtos e você pode optar pelo Contratos de Performance. Assim, é possível que seu investimento inicial seja zero.

Clique aqui e solicite um orçamento

Desenvolvido por: ADEMAIS