Análise quantitativa nos projetos de iluminação. O que é?

No universo da iluminação existem diversas terminologias e critérios técnicos que muitas vezes geram dúvidas. Uma das terminologias usadas é a Análise Quantitativa, e é sobre ela que vamos falar hoje. Acompanhe!

A Análise Quantitativa faz parte do processo do projeto luminotécnico, e considera uma série de dados, cálculos e valores acerca do espaço e luminárias e por isso, é importantíssima para um resultado excelente. Vamos abordar neste artigo, alguns critérios avaliados na Análise Quantitativa:

Fluxo luminoso

O fluxo luminoso é a quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa em todas as direções. A sua unidade de medida é o lúmen (lm). Além disso, é medido pela Esfera Integradora de Ulbricht, equipamento com um revestimento interno que permite a completa iluminação e o cálculo exato. Os valores do fluxo luminoso, variam de acordo com a tecnologia de cada lâmpada e são influenciados pelo funcionamento e potência.

É importante lembrar que não existe relação direta entre a potência da fonte luminosa e o fluxo luminoso. Tipos diferentes de lâmpadas, mesmo com a potência igual, possuem valores de fluxo luminoso diferentes. Sendo assim, uma lâmpada LED pode sim, ter o fluxo luminoso maior que uma fluorescente, por exemplo.

Intensidade luminosa

A intensidade luminosa é a potência da radiação luminosa em determinada direção. A unidade de medida é a candela (cd). A intensidade luminosa, dentro da análise quantitativa, é usada para as lâmpadas que emitem facho luminoso.

Nível de iluminância

O nível de iluminância é a quantidade de luz que atinge uma unidade de área de uma superfície. Ou seja, a quantidade de luz em um determinado ambiente. Sua unidade de medida é o lux (lx).

É importante lembrar que a iluminância não será a mesma em todos os pontos. Pois, o fluxo luminoso não é distribuído uniformemente. Existem normas que determinam o nível de iluminância nos pontos, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) através da NBR 8995.

Luminância

Luminância é a intensidade luminosa de uma fonte de luz produzida ou refletida por uma superfície iluminada. Quando a intensidade luminosa incide em uma superfície, provoca a sensação visual de claridade. A unidade de medida é a luminância (l) ou cd/m².

Curva de distribuição luminosa

A curva de distribuição luminosa, dentro dos critérios da análise quantitativa, é a intensidade luminosa de uma lâmpada em todos os ângulos em que ela é direcionada para um plano. Através dela, é possível saber os valores de fluxo luminoso em todas as direções. Estes valores, geralmente, são uniformizados em 1.000 lm. Existem três tipos de curva:

• Longitudinal;
• Transversal;
• Diagonal

Eficiência luminosa ou energética

Eficiência luminosa é a relação entre o fluxo luminoso e a potência consumida durante seu funcionamento. Ela é usada para comparar diversos tipos de lâmpadas e apontar a mais eficiente. A unidade de medida para ela é o lúmen/Watt (lm/W). Para saber mais sobre eficiência luminosa é só clicar aqui.

Os critérios da análise quantitativa, são fundamentais para o desenvolvimento de um excelente projeto luminotécnico. Quer saber mais sobre projetos luminotécnicos? Baixe agora o nosso E-book 14 Passos para um Projeto Luminotécnico de Sucesso.

banner-14passos

Desenvolvido por: ADEMAIS