6 dicas para economizar energia no inverno

Com a chegada do inverno, os dias ficam menores, mais frios e com longos períodos sem chuva. Além de não ser uma boa época para a geração de energia pelas hidrelétricas, nessa estação é comum banhos mais quentes e demorados, lâmpadas acesas por mais tempo e até uso de aquecedores dependendo da região do país. Esses fatores são grandes responsáveis pelo aumento na conta de energia nessa época do ano.

Quando comparamos o consumo de energia elétrica entre uma residência e uma empresa, não temos dúvida de qual dos dois consomem mais energia. Em um cenário de aumento de tarifas, reduzir custos passa a ser umas das prioridades das organizações.

Pequenas mudanças na estrutura e nos hábitos torna possível uma representativa redução nos gastos de uma empresa. Por isso, vamos apresentar, neste artigo, algumas medidas que, além de reduzir a conta, contribuem para que sua empresa seja mais sustentável mesmo no inverno.

  • Fique atento à iluminação da sua empresa

A iluminação da sua empresa é muito importante, pois ela interfere diretamente na produtividade dos funcionários e na conta de energia no final do mês. Em um escritório, por exemplo, a iluminação é responsável, em média, por 50% do consumo de energia. É necessário verificar se a iluminação que você possui hoje é eficiente e se as luminárias realmente estão bem distribuídas. Caso você perceba que não, a dica é investir em um projeto luminotécnico.

Aproveite ao máximo da luz natural. Você pode aproximar os locais de trabalho para mais próximo das janelas, ou até estudar a possibilidade de abrir mais janelas. Uma outra alternativa é optar por cores claras nas paredes. As cores claras refletem e espalham melhor a luz nos ambientes. Se a sua empresa possui muitas divisórias, uma dica é tentar reduzir ou optar por divisórias baixas para não dificultar a difusão da luz. Essas mudanças farão bem, não apenas para o seu bolso, mas também para o conforto dos seus funcionários.

Uma outra dica muito importante é: troque a iluminação da sua empresa por LED. Essa troca vai fazer sua empresa economizar não só no inverno, mas no ano todo. Como já falamos neste ARTIGO, lâmpadas fluorescentes consomem de 40 a 60% mais energia comparadas as lâmpadas LED, além de possuírem uma vida útil menor que a do LED. Em suma: iluminação mais eficiente para o seu negócio. Mas lembre-se: mesmo com as lâmpadas LED, não se esqueça de apagar as luzes do ambiente que não estiver usando.

Sensores de presença podem ser boas alternativas para diminuir o desperdício da iluminação. Lugares em que os colaboradores não permanecem por muito tempo, como corredores e banheiros, são ambientes que podem ser contemplados com sensores de presença ou movimento.

  • Se não estiver usando, desligue

Uma dica simples, mas que muita vezes é esquecida dentro das organizações. O stand-by é um vício que pode custar caro no final do mês. Pequenos hábitos como desligar o computador quando não for usar mais, lâmpadas, projetores, impressoras, microondas e todo o tipo de equipamento que estiver ocioso devem ser incentivados. Você não só economiza, como ajuda na preservação do planeta.

Muitas pessoas possuem o hábito de deixar o celular carregando por horas e isso é um erro. Os celulares não irão carregar após atingirem a carga máxima. Por isso, lembre a equipe de não esquecer os carregadores na tomada.

Para economizar energia, os computadores devem ser desligados sempre quando forem ficar por mais de 2h sem uso, e o monitor a partir de 15 minutos sem uso. Como desligar o computador muitas vezes pode ser trabalhoso, pois temos que começar tudo do zero, uma outra opção para economizar é usar a opção hibernar após determinado tempo.

Um aparelho que existe nas empresas e que não podemos simplesmente desligar da tomada é a geladeira. A primeira dica é: verificar se ela é um modelo econômico e, caso não seja, substituir é uma boa saída para economizar. Além disso, conscientize seus colaboradores a não abrirem a geladeira sem motivo e, caso queiram colocar algum alimento quente, esperar esfriar. Além disso, confira se a borracha de vedação está em bom estado.

  • Aquecedores e Ar Condicionado

Economizar energia e ser sustentável não quer dizer que você irá passar frio ou terá que parar de usar o ar condicionado. É possível conciliar para usar sem pesar no bolso.

Os custos com aquecedor e ar condicionado podem chegar a 60% do gasto com eletricidade no inverno e no verão. Avalie se esses equipamentos da sua empresa possuem o selo PROCEL de economia de energia, assim você terá certeza de ter um equipamento mais econômico.

  • Troque aparelhos e equipamentos ultrapassados

Um dos grandes vilões quando o assunto é economia no consumo de energia são os aparelhos mais antigos ou que não passam por manutenção com frequência. Busque atualizar os equipamentos que são produzidos para serem eficientes e econômicos.

Certifique-se de que os aparelhos que você possui na sua empresa, ou que deseja adquirir, contém o selo PROCEL de Economia de Energia. No caso dos produtos nacionais ou importados, busque pelo selo Energy Star. Esses selos indicam se o produto tem bom índice de eficiência energética. Levando isso em conta na hora de comprar um equipamento novo, você garante mais economia para o seu negócio e contribui para um consumo sustentável.

Além disso, fique atento ao planejamento da sua instalação elétrica. É muito importante que cada equipamento possua uma tomada específica, principalmente em casos de equipamentos que exijam alta potência. Se o aparelho não tiver essas condições para trabalhar da forma correta, além de correr o risco de danificar o aparelho, ele irá consumir mais energia.

  • Tente evitar os períodos de pico de energia

Aproximadamente entre 17h e 22h da noite, é o horário de pico das tarifas de energia. Isso acontece, pois é nesse intervalo de tempo que o Brasil atinge o auge do consumo de energia. Algumas empresas e indústrias trabalham em regime de 24h por dia e, nesses períodos, as tarifas de energia serão até 3 vezes mais altas.

Se for possível para o seu negócio, uma alternativa para fugir desses períodos de altas tarifas é adaptar os horários de operação. Muitas vezes, alterar o horário da equipe para eles saírem um tempo antes pode fazer diferença na conta de energia e na vida dos seus funcionários!

  • Conscientize seus funcionários

E por fim, não adianta pensar em tantas propostas sem apoio da sua equipe interna. Por isso, procure sempre instruir seus colaboradores sobre a importância da economia e sustentabilidade. Pode ser em forma de palestras, e-mails, dinâmicas, enfim, descubra qual a melhor forma de impactar e motivar sua equipe a colocar todas as propostas em prática.

Aplique essas dicas e perceba mudanças significativas no valor da sua conta de energia. E se você estiver interessado no assunto, temos um artigo que explica tudo sobre as temidas bandeiras tarifárias. Clique AQUI e confira! Fique por dentro de tudo que envolve o ramo da energia! Estamos no FACEBOOK e no LINKEDIN.

Desenvolvido por: ADEMAIS