3 soluções para reduzir os custos de manutenção da sua empresa

A busca por redução de custos e o melhor aproveitamento dos recursos é uma meta constante para as empresas. Afinal, com um orçamento mais enxuto e uma produção sem desperdícios, seu negócio pode se manter mais competitivo. E o melhor, sobrará mais verba para você realizar investimentos que podem ampliar a qualidade do seu serviço/produto.

Então, fuja dos cortes na equipe e aposte em outras maneiras de atingir esse objetivo. Não sabe como? Pode deixar que a gente te ajuda! Separamos 3 soluções para reduzir custos que podem impactar positivamente no orçamento mensal do seu negócio.

1. Conheça suas despesas

A primeira ação que você deve tomar na hora de controlar e fazer cortes de gastos na sua empresa é saber da onde esses gastos estão vindo. Simples, né? Não muito.

Faça essa pergunta para você mesmo: você sabe o quanto a sua empresa poderia economizar se tivesse um bom controle das atividades de manutenção e alocação dos recursos?

Quando existe uma gestão dos dados de manutenção dos ativos da sua empresa, você pode trabalhar no planejamento e controle das atividades. Assim, suas ações vão deixando de ser reativas, isto é, apenas para apagar incêndios, e passam a ser mais proativas e planejadas. Dessa forma, os processos internos começam a ser melhorados e a redução de custos acontece de maneira sustentável.

2. Aposte na manutenção preventiva

Não espere acontecer, antecipe seus problemas! Por isso, invista na manutenção preventiva dos equipamentos utilizados na sua empresa. Isso é fundamental para que tudo esteja sempre funcionando e da melhor maneira possível.

A manutenção preventiva tem a grande vantagem de oferecer a redução de custos não planejados, principalmente, em relação aos equipamentos da sua empresa. Quando um aparelho apresenta algum problema que o torna indisponível para uso, durante um certo tempo, pode acarretar na paralisação de uma área/setor do seu negócio. Esse tempo de parada atrapalha o desenvolvimento das atividades, além de colocar em risco o prazo de entrega ao cliente. Isso impacta diretamente na sua produtividade, no seu lucro e na satisfação do seu cliente, que pode deixar de fazer um novo negócio com a sua empresa.

Vale ressaltar, também, que, na maioria dos casos, o conserto do equipamento fica bem mais caro do que o custo de se seguir o cronograma de manutenções programadas pelo fabricante.

banner-manutenção

3. Reduza as contas de consumo

Atente-se as contas do seu negócio, elas podem te ajudar na hora de fazer economia! Realize ações para detecção e reparo de vazamentos, troca de equipamentos convencionais por economizadores de água, estudos para reaproveitamento de água, campanhas e palestras educativas. Além de trazer redução nas despesas com água, sua empresa ajudará o meio ambiente.

A energia elétrica também é responsável por uma grande parcela dos custos mensais das empresas. E, para auxiliar nessa economia, desligue as lâmpadas, computadores e, principalmente, o ar condicionado. Verifique os demais aparelhos elétricos ao sair durante os horários de almoço e à noite. Lembre-se: equipamentos em stand by continuam consumindo energia. Você pode também instalar sensores de presença para iluminação de ambientes e utilizar tecnologias de menor consumo. Vale a pena pensar em investir nos projetos de iluminação em LED que podem reduzir até 85% do valor de iluminação da sua conta de energia.

Gostou das dicas que separamos para te auxiliar na retenção de custos na sua empresa? Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos melhores artigos sobre o assunto — estamos no FACEBOOK e no LINKEDIN!

Desenvolvido por: ADEMAIS