3 setores que mais se beneficiam com a Energia Solar

Na contramão da crise, a produção de energia solar no Brasil cresceu 50% nos últimos seis meses de 2020. A energia solar fotovoltaica é aquela na qual a luz solar é transformada diretamente em energia elétrica.

Ainda assim, os benefícios dessa alternativa vão muito além de fornecer energia limpa e renovável. Contudo, algumas das outras vantagens relacionadas são o retorno rápido de investimento; livre de ajustes tarifários; possui um processo silencioso de geração de energia; conta com incentivos fiscais e bancários e é de fácil instalação, alta durabilidade e pouca manutenção.

Nesse sentido, além do uso residencial, um projeto de energia solar leva diversos benefícios para setores da indústria, comércio e agronegócio. O Sistema fotovoltaico tem vida útil de 25 a 30 anos e reduz massivamente o valor da conta de luz do seu empreendimento. Descubra agora como esses três setores se beneficiam da energia solar!

Geração de energia limpa e renovável é uma forma de se destacar ramo industrial 

Sobretudo, por conta do elevado consumo de energia em indústrias e fábricas, a energia solar industrial tem se mostrado uma excelente solução. Dessa forma, a implantação de um projeto de energia solar permite a diminuição nos custos das contas de energia elétrica, impactando diretamente no funcionamento e manutenção das fábricas.

Bem como, Diversas indústrias estão investindo em sistemas de geração energia solar fotovoltaica. Segundo a relação de unidades consumidoras com geração distribuída por classe de consumo, fornecida pela ANEEL em 2020, são contabilizados 7.191 sistemas fotovoltaicos instalados em indústrias.

Além de diminuir consideravelmente a conta de luz, essa alternativa é uma boa ideia porque:

  • Diminui o impacto ambiental;
  • Destaca, de forma positiva, a indústria no seu segmento de atuação;
  • Aproveita as amplas áreas do parque fabril para abrigar os suportes com suas placas solares.

Porém, é preciso destacar que é necessário cautela para escolher os fornecedores dos equipamentos e serviços, atentando-se principalmente à garantia das peças.

A AALOK é referência no mercado de instalação de projetos de energia solar em fábricas. Seus painéis possuem garantia de 10 anos contra defeitos de fabricação e garantia de 25 anos de funcionamento com até 80% da eficiência inicial. Os inversores têm garantia de 5 a 10 anos, dependendo do fabricante, e vida útil de até 15 anos.

Torne o seu comércio mais competitivo

De acordo com um levantamento publicado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a potência instalada de energia solar no comércio dobrou no 1º semestre de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019.

Porém, a crise do novo coronavírus trouxe a necessidade para as empresas de cortar drasticamente seus gastos e acabou revelando uma oportunidade para a implantação de energia limpa em comércios. Diante da situação de incertezas, em que vários setores da economia estagnaram, a geração de energia solar mostrou-se uma solução para reduzir custos e ampliar a competitividade no mercado.

Eventualmente, alguns dos benefícios oferecidos pela energia solar fotovoltaica para os comércios são:


Previsibilidade de custos com energia;

  • É uma vantagem estratégica que amplia a competitividade;
  • Aumenta o lucro e torna o negócio mais competitivo;
  • É aplicável para pequenos negócios e até mesmo grandes empresas;
  • No caso de setores do comércio como supermercados, frigoríficos e padarias, que necessitam de câmaras frias, iluminação, ar condicionado, fornos e freezers, pode ser determinante para a viabilidade do negócio;
  • Possibilidade da implantação de parques solares remotos caso não possua espaço suficiente na sede do empreendimento.

Agronegócios: a energia solar já chegou aos negócios rurais

Antes de mais nada, já pensou ter um custo fixo planejado para a energia do seu agronegócio? As vantagens de investir em um sistema fotovoltaico vão muito além do aspecto ambiental.

Outro benefício da implantação de um projeto de energia solar rural é a proteção contra os aumentos inesperados da conta de energia. O sistema fotovoltaico poderá ser instalado rapidamente nos telhados do seu galpão ou em solo.

Os custos de manutenção são muito baixos e envolvem apenas a limpeza dos painéis. Além disso, o sistema pode ser expandido a qualquer momento de forma simples.

A solução para diferenciar o seu empreendimento está aqui

Em conclusão, valorize agora mesmo o seu negócio! Reduza sua conta de luz imediatamente e, dependendo da capacidade do seu sistema de geração de energia solar fotovoltaica, você poderá ainda gerar créditos para descontar em energia de outro imóvel. Na AALOK após a instalação você poderá ainda fazer o monitoramento ao vivo pelo seu celular, tablet ou computador.

Conclusão

Enfim, a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica exige um planejamento bem elaborado, levando em conta o Retorno sobre o Investimento (ROI), a instalação de equipamentos de qualidade e que se adequem à estrutura do negócio.Por isso, não deixe de escolher uma empresa experiente e confiável para trazer essa revolução para sua operação, seja ela no comércio, indústria ou agronegócio.

Entre contato conosco

Acesse o site da AALOK agora mesmo para conhecer nossos diferenciais e fazer o seu orçamento.

Ou entre em contato conosco!

Compartilhe no WhatsApp

Desenvolvido por: ADEMAIS