3 pontos importantes e essenciais na iluminação de condomínios

A economia e segurança são os fatores mais considerados na hora de planejar a iluminação dos condomínios. Por serem ambientes que mesclam o coletivo e o particular, desenvolver um projeto luminotécnico para condomínios pode não ser tão simples quanto parece.

Entenda nesse artigo quais os pontos essenciais que você deve se atentar na hora de implementar a iluminação em condomínios!

Importância de um projeto luminotécnico para condomínios

A princípio, os condomínios possuem diversas áreas com usos diferentes. Por isso, a iluminação precisa ser detalhadamente pensada e planejada para favorecer cada um desses ambientes.

Sobretudo, as áreas mais comuns em condomínios são o jardim, piscina, hall de entrada, corredores entre os apartamentos, elevador, escadas e saídas de emergência, portaria, área gourmet, academia, brinquedoteca, estacionamento, salão de festas e quadras de esportes. Você deve imaginar que a iluminação do estacionamento não será a mesma que a do salão de festas.

Afinal, no estacionamento deve-se focar na segurança e acuidade visual, enquanto no salão de festas o aconchego é um dos objetivos desejados. Além disso, essa grande quantidade de ambientes diferenciados exigem uma grande quantidade de lâmpadas, o que pode aumentar (e muito!) os gastos com energia.

Então, planejar e implementar um projeto luminotécnico com base nas características do seu condomínio é essencial. A iluminação deve levar em consideração cada detalhe do espaço e também dos moradores.

O que considerar na hora de implementar a iluminação em condomínios?

Então, para ter um projeto luminotécnico eficiente em condomínios é preciso garantir 3 pontos importantes:

  1. Uso específico de cada ambiente;
  2. Economia de energia;
  3. Características de cada área.

Sobre as características de cada local, é preciso considerar a iluminação natural, o posicionamento de cada fonte de luz artificial, a formação de sombras e contrastes, a cor da luz adequadamente para cada lugar, e vários outros detalhes que serão observados por um profissional.

Além disso, é preciso instalar luzes de emergência, algo fundamental para a segurança dos moradores no caso de uma queda de energia. A iluminação de emergência é, inclusive, exigida por uma norma técnica da ABNT, a NBR 10898/2013.

Em todos esses casos, as luminárias de LED se destacam pela sua economia e maleabilidade, adequando-se para todas as necessidades.

Como aplicar corretamente luminárias de LED em condomínios

Todavia, para as áreas externas, os refletores de LED com sensor de presença são ideais para garantir boa iluminação e redução dos gastos. Já na piscina, jardim, e outras áreas de lazer, você pode abusar dos espetos de LED para fazer jogos de sombras e deixar os espaços mais intimistas.

As áreas internas, como corredores, precisam ser bem iluminadas para evitar acidentes e direcionar o fluxo das pessoas. Fitas e balizadores de LED também podem ser boas opções para iluminar pontos específicos e trazer um charme para o ambiente, seja ele interno ou externo.

A utilização da iluminação em LED nos condomínios é imprescindível, diante da alta durabilidade, menor consumo de energia e redução de manutenções. As lâmpadas LED gastam cerca de 75% menos energia, em comparação com as convencionais. Além disso, sua longa vida útil aguenta até mesmo o acende-apaga dos sensores de presença.

Por isso, a análise de um especialista torna-se fundamental para garantir a iluminação adequada para cada ambiente, assegurando também a segurança e economia. Conte com a especialização de uma empresa de referência no ramo!

Em conclusão, a AALOK é referência na implantação de projetos luminotécnicos com iluminação em LED. Possuímos diversos cases de sucesso em vários tipos de empreendimentos, sempre focando na economia e iluminação adequada.

Nossos projetos têm 10 anos de garantia e vão garantir a redução média de 90% nos custos de manutenção. Não perca essa oportunidade!

 Clique aqui e solicite um orçamento com a gente, sem compromisso! 

Desenvolvido por: ADEMAIS