O potencial da produção de biogás nas indústrias

A dependência do Brasil em relação aos combustíveis fósseis vem sofrendo muitos impactos por conta da volatilidade dos preços e a tendência de diminuição na oferta. Dessa maneira, em tempos de crise, tanto econômica, quanto energética, economizar recursos e pensar em novas maneiras de produzir energia vale para todo mundo, inclusive para as indústrias! 

Neste contexto, alternativas voltadas para eficiência energética e produção de energia renovável podem ser a grande virada para empresas que precisam driblar a crise e crescer de maneira competitiva. Algumas organizações já consideram a produção de biogás uma opção possível e, é sobre este tema o artigo de hoje!  

  • O que é biogás?  

O biogás nada mais é que a mistura de gases resultante da biodigestão ou digestão anaeróbica de resíduos orgânicos, como os restos de comida, frutas e vegetais, efluentes agroindustriais, esterco animal e esgoto sanitário. Nesta decomposição, gases como metano (CH4), gás carbônico (CO2), oxigênio (O2) e ácido sulfídrico (H2S), que seriam naturalmente liberados para o ambiente contribuindo para o aumento do efeito estufa, são aproveitados para a geração de energia.   

Para a produção do biogás, a matéria orgânica, seja de origem agropecuária, urbana ou industrial, passa por um biodigestor,  um tanque completamente fechado, de forma a impossibilitar a entrada de ar e acelerar a decomposição da matéria orgânica.  Dentro do biodigestor, essa matéria orgânica entra em decomposição pela ação de microrganismos anaeróbicos gerando gases (Metano, CO2, oxigênio e ácido sulfídrico).  

Empresas que já possuem biodigestores e que não transformam a energia dos gases em algo útil, podem produzir biogás. Para isso, é necessário remover o gás sulfídrico no processo, sendo possível aproveitar parte dos insumos para energia elétrica e parte para energia térmica.   

Dessa maneira, a produção do biogás transforma um problema em solução. Isso porque, os gases que seriam emitidos na atmosfera com a decomposição dos dejetos e resíduos, passam a ser adotados na geração de energia. Dessa forma, o biogás além de reduzir os custos com energia, possibilita um retorno positivo para o meio ambiente, com a redução do efeito estufa e do aquecimento global.   

Benefícios da produção do biogás 

  • Redução dos custos de exploração (já que o resíduo se torna a própria matéria prima);  
  • Criação de fontes de receitas adicionais; 
  • Cumprimento dos parâmetros ambientais 
  • Redução de contaminação do solo, lençóis freáticos, rios e açudes;  
  • Redução de emissão dos gases de efeito estufa.  

O mercado do biogás no Brasil 

No Brasil, quase totalidade da produção de biogás do país é direcionada à geração de energia elétrica ou térmica. O potencial anual de produção de biogás é de aproximadamente 82 bilhões de metros cúbicos, gerando cerca de 174,5 GWh, ou o equivalente a 36% da demanda de energia elétrica. Além disto, pode suprir 70% da demanda de combustível (diesel).  

Segundo o relatório da Empresa de Pesquisa Energética, as principais fontes de produção de biogás no país são os aterros sanitários (51%), a indústria de alimentos e bebidas (25%), a suinocultura – saiba mais (14%) e o lodo de esgoto (6%).  

Vale lembrar que vêm crescendo iniciativas para a ampliação do uso eficiente do biogás na matriz energética brasileira, a exemplo do PROBIOGÁS, projeto implantado por meio de cooperação técnica internacional entre Brasil e Alemanha.   

Por outro lado, o potencial dos resíduos agroindustriais ainda permanece pouco utilizado. Embora esteja prevista para 2021 a entrada em operação da primeira termoelétrica de biogás de resíduos agroindustriais, com 21 MW de capacidade, esse fato ainda representa pouco, comparado ao potencial do setor. 

Gostou do artigo? Fique atento as novidades do setor de eficiência energética e produção de energias renováveis com o Blog AALOK! Toda semana lançamos um novo conteúdo sobre o assunto!  

O Guia completo da Energias Renováveis no Brasil
Desenvolvido por: ADEMAIS