Lentes para luminárias LED

É bem comum encontrar no mercado de iluminação fornecedores de LED que oferecem luminárias com alta eficiência luminosa. Entretanto, existe um fator essencial que deve estar presente em qualquer marca de LED, que é a direção do facho de luz, garantido pelas lentes.   

Por isso, cuidado! Indicadores de alta eficiência luminosa não correspondem eficiência em iluminação. Para mostrar o porquê afirmamos isso, no artigo de hoje vamos mostrar a importância das lentes para o funcionamento eficiente de uma luminária LED. Confira!  

O LED é um semicondutor que, ao conduzir eletricidade, emite luz. Podemos dizer então que o LED é um dispositivo capaz de converter energia elétrica (potência elétrica que passa por ele – Watts) em luz (Lm – lúmens). Este é o princípio de funcionamento do LED. 

 Como toda e qualquer máquina de conversão de energia, durante o processo ocorre a perda de uma parte da energia na forma de calor. Ou seja, nem toda a energia que “entra” no LED é convertida em luz, existe uma parte que é transformada em calor. Por esse motivo, para garantir uma faixa ideal de temperatura durante o funcionamento é necessário o uso de dissipadores.  

banner-guia-de-compras-led

É importante, ao se desenvolver produtos de iluminação LED, levar em consideração a temperatura de operação, visto que está diretamente relacionado ao tempo de vida do produto, podendo estendê-la ou antecipá-la. 

Uma forma de avaliar a eficiência de um LED – o quanto de luz ele consegue transformar em relação à energia que recebe – é justamente fazendo a razão entre as grandezas, ou seja, lúmens na saída a cada watt de entrada – lúmens/Watt.  Para entender mais, sobre a diferença entre lúmens e Watts, clique aqui.  

  • Lentes + LED 

Os LEDs emitem luz em diversas direções de forma difusa (clique aqui para saber mais sobre luz difusa). Quando existe um projeto de iluminação, é necessário limitar as direções, definir foco e direcionar a luz emitida para uma região específica. Agora, como fazemos isso se a luz emitida pelo LED é difusa? Através de lentes! Podemos posicionar uma lente em cima de cada LED, capaz de distribuir a luz da forma mais conveniente para o projeto.  

Entretanto, ao passar pela lente, parte da energia luminosa é perdida nesta passagem. Algumas lentes possuem uma eficiência entre 90-95%, ou seja: apenas uma pequena parte da energia luminosa é perdida. Mas também existem outras, como as refletoras que perdem 30%, levando apenas 70% da luz emitida pelo LED ao local desejado. 

Por essa razão, alguns fabricantes declaram a eficiência do LED e não a eficiência do conjunto LED + LENTE. Isso é um grande problema para o consumidor, pois muitas vezes ele irá comprar uma luminária que não irá entregar a quantidade de lúmens prometida, ou terá a quantidade de lúmens de forma difusa e sem foco, desperdiçando luz e energia. Por isso, fique atento! Questione o seu fornecedor de LED sobre as lentes das luminárias, e faça a melhor escolha para o seu negócio.  

As luminárias LED AALOK garantem lentes personalizadas para cada tipo de ambiente e objetivo de iluminação. Converse agora com um de nossos consultores e encontre o modelo ideal para o seu espaço.  

banner-contato
Desenvolvido por: ADEMAIS