Iluminância X Luminância

Por ser algo tão intrínseco no nosso dia a dia, muitas vezes nem percebemos que a iluminação vai muito além de lâmpadas e luminárias. Ela impacta diretamente nossas atividades. E, ao longo dos anos, não faltaram estudos que buscassem normatizar os índices adequados de iluminação, a fim de proporcionar um conforto visual nos mais diversos ambientes.

A verdade é que a quantidade de iluminação ideal não é o quanto se projeta nas superfícies, mas sim, o quanto ela é percebida pelo observador dessa superfície. Por isso, conceitos como iluminância e luminância, apesar de serem parecidos, assumem papéis diferentes quando falamos de iluminação. Quer saber porquê? Acompanhe este texto e descubra a diferença entre iluminância e luminância.


• O que é iluminância?

Também conhecida como intensidade de iluminação, a iluminância é o fluxo luminoso incidente numa superfície por unidade de área (m²). Em outras palavras, ela nada mais é que a quantidade da luz que é refletida, em determinada superfície, em certa direção e distância.

Sua medida é em lux e pode ser feita através de um aparelho chamado luxímetro. Para isso, um lux corresponde à iluminância de uma superfície plana de um metro quadrado de área, sobre a qual incide perpendicularmente um fluxo luminoso de um lúmen. O luxímetro é essencial para definir a luz ideal de um ambiente, sendo um equipamento que possibilita efetuar as medições de iluminância não apenas de ambientes com luz artificial, mas também de luz natural.06

• Para um projeto de iluminação é necessário o luxímetro, pois:

1. É possível garantir o nível mínimo desejável de iluminação para que as pessoas que transitam naquele ambiente, executem suas tarefas e atividades da melhor maneira possível, evitando, por exemplo, sensação de cegueira e ofuscamentos.

2. Através de medições corretas, o sistema de iluminação ilumina como planejado.

banner-glossário

• O que é luminância?

Já o conceito de luminância, corresponde a uma unidade de medida da intensidade luminosa produzida ou refletida por uma superfície aparente. Isto é, o brilho de um objeto que pode ser percebido pelo olho humano. Por conta dessa característica, a luminância determina a distribuição da luz pelo ambiente, não somente a iluminação uniforme do ambiente, mas iluminações complementares como de paredes e áreas de trabalho.

Este fenômeno é ilustrado nos livros de física pelo símbolo L, e seu cálculo é definido pelo número de candelas por metro quadrado (cd/m²). Se um projeto de iluminação não aplica a luminância, é possível que a iluminação fique precária, não atendendo as necessidades de um colaborador que trabalha no turno da noite, por exemplo.

• Quais os índices ideais de iluminância e luminância nos ambientes?

Bom, qualquer projeto luminotécnico deve atender as normas estabelecidas pela NBR 8995 para iluminação de interiores e, pela NBR 5101 que corresponde as normas de iluminação pública. Ambas são responsáveis por garantir que a iluminação seguirá a qualidade desejada, que o consumo de energia será eficiente e que não haverá riscos à saúde individual e coletiva das pessoas naquele ambiente.

Para isso, empresas que prestam serviços de projetos de iluminação fazem uso de um software chamado Dialux, dedicado e específico para calcular os índices ideias de iluminância e luminância. A AALOK é especialista em projetos luminotécnicos eficientes que auxiliam empresas a reduzirem custos de energia elétrica e manutenção. Faça agora seu diagnóstico gratuito e acabe com desperdícios no seu negócio.

banner-contato

Desenvolvido por: ADEMAIS