Como a iluminação LED pode promover mais segurança para o seu ambiente de trabalho?

A visão é um dos sentidos mais importantes em nossas vidas e grande parte da percepção de mundo que temos, é baseada naquilo que enxergamos. Nos ambientes de trabalho isso não poderia ser diferente. Por isso, nestes locais é extremamente importante uma iluminação adequada que auxilie o desempenho dos colaboradores.

Nos dias de hoje, com os avanços da tecnologia em iluminação, o LED virou um ótimo aliado para empresas que se preocupam com o bem-estar dos seus colaboradores e com a capacidade produtiva da sua equipe. Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe o artigo!

Muitas empresas ainda não percebem os impactos que uma iluminação ineficiente é responsável. Grande parte das fadigas relacionadas ao trabalho, normalmente, são resultados da sobrecarga que os olhos dos colaboradores sofrem. Ambientes com muita ou pouca luz, podem causar dores de cabeça, incômodo e com isso, baixa produtividade da equipe.

Problemas como estes impactam diretamente a segurança dentro da empresa e sabemos que este é um cuidado imprescindível em qualquer ambiente de trabalho. O desafio pode ser ainda maior em locais onde as pessoas têm contato direto com maquinário, pois existe exposição a outros riscos.

Em consequência destas questões, a Norma Regulamentadora 17 (NR-17) veio para descrever as condições e riscos dentro das empresas conhecidos como: físico, químico, biológico, ergonômico e de acidentes. Foi determinado que a iluminação, considerada um risco físico, deve acontecer de forma uniforme, garantindo a ausência de efeitos indesejáveis de ofuscamento ou contraste e deve estar de acordo com os níveis mínimos de iluminância (quantidade de luz que incide em uma superfície) nos planos de trabalho estipulados na NBR 8995 e pelo Ministério do Trabalho na Norma de Higiene Ocupacional nº 11 (NHO 11) da Fundacentro – Avaliação dos Níveis de Iluminamento em Ambientes de Trabalho Internos.

Como o LED entra nessa história?

Primeiramente, precisamos lembrar que um projeto de iluminação é extremamente necessário para atender com qualidade e eficiência, as necessidades do trabalhador em relação à informação visual, tanto as relacionadas à execução das atividades quanto as necessidades biológicas (segurança e sobrevivência). Por isso, ao investir em uma iluminação planejada, uma empresa proporciona um ambiente visual confortável.

Atualmente, o LED é a tecnologia mais usada nestes projetos, principalmente na iluminação industrial. Além de serem adequadas às normas brasileira de iluminação de interiores e promoverem um ambiente mais seguro, por conta dos seus altos Índices de Reprodução de Cor (IRC), o LED possui outras vantagens como: baixo consumo de energia, baixa manutenção, não emissão de radiação, maior vida útil, possibilidades de cor e design e sustentabilidade.

Existem empresas especializadas neste tipo de projeto, responsáveis por encontrar o melhor índice em iluminação com o menor custo de investimento e operação! A AALOK, por exemplo, utiliza softwares para que a iluminação atenda todos os requisitos técnicos e econômicos para que o LED leve economia para sua empresa. Faça agora o diagnóstico gratuito da sua iluminação.

banner-contato

Desenvolvido por: ADEMAIS