Como a IA, IoT e a análise de dados podem garantir a eficiência energética nas empresas

Sustentabilidade e eficiência energética são conceitos e práticas cada vez mais notados pelas empresas. Isto porque, quando o assunto é o relacionamento com seus clientes, investidores e principalmente, com a comunidade, essas atividades se tornaram um diferencial. Além do impacto positivo em sua imagem, iniciativas nesse sentido trazem economia e previsibilidade nos custos com energia. 

Para produzir mais com menos energia, grandes empresas usam e abusam dos avanços tecnológicos, a fim de terem um gerenciamento mais eficiente de sua utilização. Novidades como Cloud computing, Big Data, AnalyticsInteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT) começaram a ser aplicadas no monitoramento e controle dos principais pontos de consumo energético nas organizações. Quer saber como? Acompanhe nosso artigo de hoje e veja como essas tecnologias podem ser aplicadas para a gestão eficiente da energia no seu negócio!  

  • Internet das coisas (IoT) nas empresas 

Você já deve ter ouvido falar sobre a internet das coisas. Trata-se da capacidade de dispositivos comuns receberem sensores e poderem se comunicar diretamente com celulares, tablets e computadores com acesso à internet. Aplicado as empresas, estes dispositivos permitem o monitoramento de diversos fatores, como: climatização, iluminação, máquinas e equipamentos. Além disso, estes dispositivos permitem a coleta de medidas periódicas e encaminham os dados por meio da internet para um sistema de processamento central. 

  • Cloud computing e big data nas empresas 

Quando há um sistema de processamento central, normalmente, as informações e os dados recebidos são armazenados em uma nuvem. O conceito de big data serve para compreender essa grande quantidade de dados históricos recebidos, a partir de diferentes fontes e formatos, que deverão ser armazenados e processados. 

  • Análise de dados nas empresas 

A análise de todos os dados coletados é essencial para a extração de informações relevantes para tomada de ação dos gestores. Grandes organizações dispõem dessas informações em dashboards dinâmicos configurados para atender às características específicas da empresa, que incluem gráficos que permitem a visualização do consumo, assim como das metas e indicadores estabelecidos para o gerenciamento energético. Podem ser programados alertas e notificações, a fim de garantir que alterações sejam tratadas o mais rapidamente possível. 

  • Inteligência artificial nas empresas 

Considerada a etapa mais avançada, as técnicas de inteligência artificial, como aprendizado de máquina, podem ainda ser aplicadas para a identificação de padrões de consumo, detecção de falhas e previsão de consumo que destaquem oportunidades de economia de energia. Além disso, o sistema pode ser integrado a uma solução mais completa de automação, enviando comandos e parâmetros para controlar a operação da empresa de forma automática. 

Como você pode ver, a adoção de tecnologias vem crescendo consideravelmente na indústria e podem trazer uma série de benefícios. Segundo a IEA (International Energy Agency), empresas que adotam sistemas de gerenciamento de energia, em especial através da ISO 50001 (padrão internacional de gerenciamento de energia), podem obter uma economia financeira anual de 10%, além de promover outros benefícios indiretos, como economia de outros insumos da produção. 

Vale lembrar que soluções como essas requerem uma boa dose de planejamento por parte das empresas, mas trata-se de um investimento cada vez mais justificado, tendo em vista o cenário econômico e energético do Brasil. Gostou do assunto? Acompanhe o Blog AALOK e receba todas as novidades do setor energético.  

como-aplicar-eficiência-energética-empresas
Desenvolvido por: ADEMAIS